O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 29 de janeiro de 2026

Caiado no PSD amplia visibilidade de sua pré-campanha para presidente

Wilson Silvestrepor Wilson Silvestre em 29 de janeiro de 2026
Caiado
Ilustração: Takeshi Gondo

A notícia da filiação do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, pré-candidato a presidente da República, surpreendeu o meio político goiano, mas era um ato esperado. Desde quando ele lançou sua intenção de concorrer ao Palácio do Planalto que a legenda passou a cozinhá-lo em fogo brando. No entanto, Caiado não é jogador de dama, mas enxadrista que entra na mente dos adversários e, de certa maneira, antecipa a jogada do oponente. No caso do seu antigo partido, a divisão era visível entre os fisiologistas que não têm ideário e os nativos do antigo PFL.

Diante desse cenário de incertezas, sem apoio da legenda e com intenção de votos abaixo de dois dígitos, a saída (literal) foi buscar outro abrigo. Ele tinha à sua disposição o Podemos, comandado pela deputada federal Renata Abreu (SP), o Solidariedade, liderado pelo amigo histórico Paulinho da Força, e o Republicanos, entre outros. Mas, no PSD, além da estrutura de 887 prefeituras no País, a legenda tem tempo de TV e rádio, ativos essenciais numa campanha eleitoral.

Caiado terá, além de visibilidade midiática, oportunidade de contrapor o discurso oficial, mesmo tendo em alguns Estados resistência de lideranças que preferem apoiar a reeleição de Lula. Caso da Bahia em que o senador e líder do PSD baiano, Otto Alencar colocou a boca no trombone contra a candidatura de Caiado. No entanto, esses ruídos são do jogo político e ficam restritos à seara regional. O problema maior é a concorrência dentro PSD que terá o colega de partido e governador do Paraná, Ratinho Jr., na busca do mesmo objetivo. Mesmo com essa concorrência, Caiado vai dobrar sua visibilidade no País e agregar mais eleitores que no União Brasil.

Reforço para Daniel Vilela
Em Goiás, o candidato oficial, Daniel Vilela (MDB), sai com vantagens eleitorais, isto porque a primeira-dama e pré-candidata ao Senado, Gracinha Caiado, deve comandar o União Brasil. Apontada pelas pesquisas como favorita a uma das vagas de senador, tem tudo para eleger, no mínimo, dois deputados federais, ou seja, o grupo de Caiado mantém a unidade da base, reforça a eleição de Daniel e ainda entrega ao União Brasil um senador e dois deputados federais.

Kassab ganha…
Quanto ao PSD de Gilberto Kassab que, em Goiás, estava na iminência de não conseguir formar chapa de deputado federal competitiva, pode eleger dois e, dependendo dos acontecimentos, lançar o vice de Daniel ou até mesmo um candidato ao Senado.

… Cambão também
Esta mudança de patamar do PSD, que se encontrava no fundo do poço político-eleitoral, o deputado estadual pelo Entorno Sul do DF, Wilde Cambão (PSD-Luziânia), emerge como uma das lideranças fortes na região. Ele se manteve leal ao governador Caiado e, mesmo pressionado por outras legendas, dizia: “Vou aguardar o governador para saber o meu destino e, por enquanto, não recebi nenhuma orientação para deixar o partido”. Foi recompensado!

Em movimento
Atento às mudanças de cenário em Goiás, com o PSD agora sob nova direção, o pré-candidato de oposição, Marconi Perillo (PSDB), mantém um olho nos movimentos de Caiado e outro na sua agenda. Nesta semana, ele esteve em São Paulo na segunda-feira (26) e na terça-feira (27) em Brasília. Nesta quarta-feira (28), manteve conversas com aliados em Goiânia.

Yvelonia em vigília
Nesta quinta-feira (29), a partir das 12h, a assistente social e ativista da inclusão social, Maria Yvelonia, fará ao vivo durante sete dias, pelo Instagram, vigília de oração para a ex-primeira-dama do País, Michelle Bolsonaro. “Vamos clamar juntas pela vida da Michelle Bolsonaro, pedindo força, saúde, consolo e a direção de Deus em sua jornada de provações.” Escreve em sua rede social. Yvelonia é amiga de Michelle e da mesma corrente cristã.

Wilder com Bolsonaro – O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, e o senador Wilder Morais vão conversar com o ex-presidente Jair Bolsonaro nesta quinta-feira (29). A expectativa dos aliados de Wilder é que ele saia da conversa como pré-candidato a governador.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.