Terceiro ciclone pode se formar no Brasil e acende alerta para chuvas intensas em Goiás
Fenômeno no litoral do Sudeste deve reforçar canal de umidade e provocar volumes elevados de chuva e granizo em Goiás, São Paulo e Minas Gerais
O ano de 2026 mal começou e já existe a possibilidade de um terceiro ciclone no Brasil. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou sobre a formação de um ciclone no litoral da região sudeste do país, para a madrugada desta sexta-feira (30). No estado de Goiás, o fenômeno ocasiona chuvas volumosas, auxiliando no canal da umidade na região.
Segundo Elizabete Alves, meteorologista do Inmet, Rio de Janeiro, São Paula e Minas Gerais serão os estados mais afetados pelo ciclone. E a condição que forma o canal de umidade no estado goiano possibilitando um grande volume de chuvas, com possibilidade de granizo, para o próximo sábado (31).
A meteorologista afirma a condição maior de pancadas de chuva no sábado na região que faz divisa com o triângulo mineiro, nas cidades de Itumbiara e Catalão, com um número considerável. “Pode chegar a 60 mm nessa região em termos de quantidade de chuvas em 24 horas”, afirma.
Na entrevista ao O Popular, Elizabete afirma que os ciclones ocorrem com mais frequência no verão, “ Tem a formação da frente fria que vem associada ao ciclone. Então, ela traz essa condição de chuvas mais intensa, essa circulação de vento em nível médio, favorecendo assim as chuvas mais intensas”, declarou.

Formação de um ciclone
Os ciclones são tempestades tropicais que se formam em áreas de baixa pressão atmosférica, geralmente sobre oceanos tropicais ou subtropicais. Nessas regiões, o ar quente e úmido converge para o centro do sistema, favorecendo a formação de nuvens e tempestades intensas.
Trata-se de um sistema rotativo de ventos que sopram em direção ao seu centro, podendo durar vários dias e percorrer longas distâncias. A circulação varia conforme o hemisfério: no Hemisfério Norte, os ventos giram no sentido anti-horário, enquanto no Hemisfério Sul, no sentido horário. Ao atingir o continente, os ciclones podem causar diversos impactos e danos.
Leia também: Goiânia realiza mutirão TransViver com serviços gratuitos para população trans