O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 30 de janeiro de 2026
De olho no Planalto

Caiado aposta na estrutura do PSD para viabilizar projeto presidencial

Apesar da concorrência interna com outros pré-candidatos, governador optou por partido robusto em detrimento de siglas menores

Thiago Borgespor Thiago Borges em 30 de janeiro de 2026
Caiado aposta na estrutura do PSD para viabilizar projeto presidencial
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A troca de partido do governador Ronaldo Caiado, oficializada na última terça-feira (27), encerrou uma série de especulações sobre qual seria o futuro político do chefe do Executivo estadual. O governador acertou sua ida para o PSD, em detrimento das negociações com outras legendas de menor porte. 

Caiado já havia sinalizado que deixaria o União Brasil em razão da inviabilidade de seu projeto político na sigla, sobretudo após a federação do partido com o Progressistas (PP) do senador Ciro Nogueira (PI). O governador deixou claro que iria se filiar a uma legenda que respaldasse seu projeto político. 

Dessa forma, apareceram diversos partidos interessados no passe político do governador. Entre os principais interessados estavam o Solidariedade, presidido pelo deputado Paulinho da Força (SP), e o Podemos, chefiado pela deputada Renata Abreu (SP), que estavam à disposição do governador goiano. 

Apesar da certeza de que seria candidato ao Planalto caso optasse por uma sigla menor, Caiado decidiu ir para o partido de Gilberto Kassab com a promessa de que terá a chance de ser candidato à Presidência da República. No PSD, o chefe do Executivo goiano tem a concorrência de outros dois pré-candidatos: o governador do Paraná, Ratinho Jr, e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. 

Para o cientista político Pedro Pietrafesa, o que pesou na escolha do governador foi a estrutura do partido. “Acho que o Caiado pensou em toda a estrutura que o PSD tem, no que se refere a tempo de TV, a permeabilidade nos municípios e a condição de buscar outras legendas para fazer composição numa corrida eleitoral”, destacou Pietrafesa, em conversa com a reportagem do O HOJE. 

Leia mais: Ibaneis entra de vez na corrida ao Senado

Caiado aposta na estrutura do PSD para viabilizar projeto presidencial
PSD de Kassab é um dos principais partidos do Centrão | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A leitura é que, com 887 prefeitos, 14 senadores e 42 deputados federais, a legenda de Kassab possui robustez política para bancar uma candidatura competitiva ao Palácio do Planalto. Caiado sabe que, se vencer na disputa interna do partido, terá uma legenda da alta cúpula do Centrão à disposição de sua candidatura.

Além disso, Pietrafesa acredita que a provável candidatura à reeleição do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) em São Paulo contribuiu para a decisão do governador goiano. “Caiado fez um cálculo político. A escolha dele foi por um partido maior do que os outros com quem ele estava conversando e que garantiu que irá lançar candidato a presidente da República, tendo em vista que o Tarcísio vai manter sua candidatura para o governo de São Paulo”, disse o cientista político.

Dificuldade para Caiado

Para além do impasse com Ciro Nogueira, Caiado também precisava lidar, no União Brasil, com correligionários que apoiam a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No PSD, tal problema permanece. Na última quarta-feira (28), o senador Otto Alencar (PSD-BA) afirmou que o palanque pessedista na Bahia será de Lula, e não de Caiado.

A diferença é que, apesar do apoio de alguns diretórios estaduais a Lula, Kassab deu garantias para o governador que a legenda terá candidatura própria à presidência da República, diferente da federação União Progressista. “Ele vê mais chances, mesmo com a concorrência do Ratinho e do Eduardo Leite, no PSD do que no União Brasil, que, pelo que parece, está muito mais para a composição de alguma chapa do que lançar um candidato próprio”, ressaltou Pietrafesa. 

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também