O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

Celina e Arruda são líderes influentes no Entorno de Brasília

Wilson Silvestrepor Wilson Silvestre em 30 de janeiro de 2026
Celina
Ilustração: Takeshi Gondo

Os 10 municípios de Goiás que fazem fronteira com o Distrito Federal, conhecidos popularmente como Entorno, reúnem um ativo eleitoral de quase 700 mil eleitores. Esse capital de votos faz da região a mais cobiçada por políticos de todas as siglas partidárias de Goiás e de Brasília. Essa correlação fraterna entre os habitantes das duas unidades federativas tem sido objeto de parcerias entre lideranças políticas que disputam cargos eletivos. Os de Goiás buscam apoio junto aos colegas do DF e vice e versa. Em todas as disputas para eleições gerais, essa troca de amabilidade se concretiza.

Por enquanto, do lado de Goiás, os pré-candidatos a disputar o governo são o vice-governador Daniel Vilela (MDB), apadrinhado pelo presidenciável Ronaldo Caiado (PSD). Seguido pelo ex-governador Marconi Perillo (PSDB) e o senador Wilder Morais (PL). Todos eles têm boas relações com lideranças políticas do DF e vão pedir apoio. Por afinidade com o MDB do DF, Daniel Vilela deve buscar apoio da pré-candidata ao Palácio do Buriti, Celina Leão (PP), e de Ibaneis Rocha (MDB). Eles têm influência em muitas cidades do Entorno, principalmente Celina, que é goiana e presença constante no Entorno.

O mesmo deve ocorrer com o ex-governador Marconi Perillo (PSDB), que tem a deputada distrital Paula Belmonte (PSDB) na disputa ao Governo do DF. Ela é uma liderança que mantém laços políticos fortes com o Entorno. Outro que deve ser procurado é José Roberto Arruda (PSD), que, de acordo com uma fonte da coluna, recebeu a visita de Caiado sobre reforçar Daniel no Entorno. Nunca é demais lembrar que o PL do DF, principalmente a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, deve ajudar Wilder Morais na região. Por ser uma parceria de mão dupla, nas reuniões, tanto no Entorno quanto no DF, haverá pedidos para caminharem juntos.

Filippelli e Gim, águias da política
O ex-presidente do Creci-DF e ex-prefeito de Cristalina, Luiz Attié, hoje morando nos Estados Unidos, sempre lembra que, no Distrito Federal, Tadeu Filippelli (MDB) e Gim Argello (Avante) são verdadeiras águias na articulação política. “Ambos são discretos, inteligentes e conhecem como poucos a natureza humana, principalmente os tortuosos caminhos da política brasiliense”, lembra Attié. Quanto às pretensões políticas de Filippelli, por enquanto é silêncio. Diferente de Gim, que comanda o Avante do DF e tem sido um dos articuladores do pré-candidato a governador José Roberto Arruda (PSD).

Banho de povo
Aos poucos, o vice-governador e pré-candidato ao Palácio das Esmeraldas, Daniel Vilela (MDB), está mais à vontade junto ao povo. As imagens captadas por drones da chegada dele em Iporá, Região Oeste do Estado, para a Festa dos Muladeiros mostram que ele está mais acessível. Antes, só se aproximavam dele lideranças políticas, mas agora Daniel toma a iniciativa de ir cumprimentar as pessoas. Seja bem-vindo ao chão da política!

Agenda Marconi
Auxiliares do pré-candidato de oposição à base caiadista, Marconi Perillo (PSDB), estão com agenda cheia até na segunda-feira de Carnaval, conta o ex-prefeito de Sanclerlândia, Itamar Leão. Além de fiel escudeiro de Marconi, Itamar mantém o mesmo ritmo de trabalho, pois é uma das apostas dos tucanos para deputado federal.

Wilder pode,…
… mas o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, e o senador Magno Malta (PL-ES) foram barrados no pedido de visita ao ex-presidente Jair Bolsonaro. A conversa de Wilder Morais com Bolsonaro está prevista para 14 de fevereiro. Até essa data, apoiadores do senador roem as unhas.

Escola GCM Jataí
O prefeito de Jataí, Geneilton Assis (PL), comemora mais uma conquista para o município. “A primeira escola da Guarda Civil Municipal do Brasil”, ressalta. A unidade de ensino foi inaugurada nesta quinta-feira (29) e, de acordo com Geneilton, o projeto tem as parcerias da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social de Jataí e será a primeira unidade do gênero em Goiás.

Ciro Gomes na frente – O PT no Ceará era visto como um “caso de sucesso” da esquerda no Nordeste, mas com a entrada em cena de Ciro Gomes (PSDB), essa história pode mudar. Ciro lidera a corrida para governador do Estado e acende luz vermelha no PT.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.