O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 1 de fevereiro de 2026
Derby do Cerrado

Goiás e Vila Nova disputam clássico pela liderança neste domingo (01)

Para o Goiás, o clássico carrega um peso extra. O Verdão não vence o seu maior rival desde janeiro de 2023. De lá para cá, foram dez confrontos, com um retrospecto amplamente favorável ao Tigre

Herbert Alencarpor Herbert Alencar em 1 de fevereiro de 2026
Goiás
Foto: Divulgação

O Campeonato Goiano 2026 chega à sua 7ª rodada com o confronto mais esperado da primeira fase. Neste domingo (01/02), às 18h30, o Goiás recebe o Vila Nova no Estádio Hailé Pinheiro (Serrinha) em um jogo que vale muito mais do que a rivalidade local: vale a liderança isolada da competição. Com apenas duas rodadas para o fim desta etapa, a pontuação final definirá quem terá a vantagem de decidir os jogos de mata-mata em casa.

O cenário na tabela

A briga pelo topo está extremamente equilibrada. O Vila Nova entra em campo como líder, somando 15 pontos. O Goiás, por sua vez, é o único time ainda invicto no torneio e ocupa a vice-liderança com 14 pontos, vindo de uma vitória magra, mas importante, sobre a Abecat. O Atlético-GO corre por fora na terceira posição com 13 pontos e enfrenta o Crac neste sábado, podendo dormir na liderança e colocar ainda mais pressão no clássico de domingo.

Leia também: Idolo do futebol goiano morre

O desafio do tabu esmeraldino

Para o Goiás, o clássico carrega um peso extra. O Verdão não vence o seu maior rival desde janeiro de 2023. De lá para cá, foram dez confrontos, com um retrospecto amplamente favorável ao Tigre: seis vitórias coloradas e quatro empates. O goleiro e capitão Tadeu reconheceu o incômodo com a sequência negativa e convocou o elenco para uma postura de “guerra”.

“Tática e técnica vão ser fundamentais, mas aquele algo a mais tem que partir de dentro de cada um. É uma guerra, um clássico tem que ser encarado dessa forma”, afirmou o goleiro esmeraldino.

Arbitragem e logística

A Federação Goiana de Futebol (FGF) escalou o experiente Wilton Pereira Sampaio (FIFA) para comandar o apito. Ele será auxiliado por Hugo Corrêa e Danilo Bonifácio, com João Paulo Cunha na operação do VAR. Seguindo a determinação das autoridades de segurança, o jogo terá torcida única do Goiás, mandante da partida.

Prováveis escalações

Embora os técnicos façam mistério, a base das equipes deve ser mantida. No lado alviverde, a aposta recai sobre o jovem Lucas Rodrigues, autor do gol da vitória na última rodada, e o artilheiro Anselmo Ramon. Pelo lado colorado, o técnico busca manter a solidez defensiva que garantiu a liderança até aqui, contando com o bom momento de Dellatorre no ataque.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também