O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026

Saldo da filiação ao PSD: Caiado presidente, Vilmar Rocha federal

Nilson Gomespor Nilson Gomes em 2 de fevereiro de 2026
PSD
Foto: Divulgação

Ronaldo Caiado será candidato a presidente da República pela 2ª vez e novamente pelo PSD, que nada tem a ver com aquele de 1989 ou o dos velhos tempos dos embates com a UDN. O PSD de hoje é fruto da partilha do PFL e seus principais fundadores são o presidente nacional Gilberto Kassab e o ex-deputado federal Vilmar Rocha. A filiação do governador foi um cartão vermelho para seus dois parlamentares federais goianos, o deputado Ismael Alexandrino e o senador Vanderlan Cardoso.

Até há poucos dias, o PSD era uma incógnita, pois Alexandrino aguarda apenas a janela legal para entrar no PL e Vanderlan está sem grupo. Agora que a responsabilidade é de Caiado, como fazer para equilibrar a fartura de siglas (UB, MDB, PP, PRD, PSD) com a falta de nomes fortes para concorrer? Em 2022, apenas 32 candidatos de todos os partidos obtiveram mais de 30 mil votos – e o corte será na faixa dos 200 mil. Inexistem as coligações proporcionais, resumidas às federações, ainda pouco usadas. Resta sair a campo para atrair quadros. Nem se está falando de potências de votos, mas de quem consegue na faixa dos 20 mil, os chamados índios, porque de cacique as agremiações estão cheias. 

Quase certo que, nas articulações para conquistar Caiado, Kassab garantiu-lhe a candidatura presidencial e, se teve direito a uma exigência em Goiás, lembrou-se do amigo que nunca esquece: “Precisamos de Vilmar Rocha de volta ao Congresso”. Nas três últimas eleições, Vilmar concorreu ao Senado: em 2014, perdeu para Caiado (1.283.665 a 1.012.496), em 2018 ficou em 5º como suplente de Marconi Perillo e em 2022 foi 7º.

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.