O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 8 de fevereiro de 2026
LUTO

Morre Adriano Lima, medalhista paralímpico e ícone da natação brasileira, aos 52 anos

Medalhista de nove paralimpíadas e 42 torneios internacionais, Adriano Lima foi referência no paradesporto

Anna Salgadopor Anna Salgado em 8 de fevereiro de 2026
medalhista
Foto: Adriano Gomes de Lima/Instagram

O ex-nadador Adriano Gomes de Lima, um dos maiores medalhistas da história do paradesporto brasileiro, faleceu neste sábado (7), em Natal (RN), aos 52 anos. O potiguar estava em tratamento contra um sarcoma (câncer ósseo) desde 2024, conforme informado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Trajetória de sucesso do medalhista

Adriano Lima consolidou uma carreira como medalhista de elite ao longo de seis edições dos Jogos Paralímpicos, competindo entre Atlanta-1996 e Rio-2016. No total, conquistou nove medalhas paralímpicas, sendo cinco pratas, três bronzes e uma de ouro, obtida nos Jogos de Atenas-2004 no revezamento 4x50m medley.

Além de seu sucesso olímpico, o nadador foi 11 vezes campeão em Jogos Parapan-Americanos, somando 30 medalhas nessa competição, e obteve outras 12 medalhas em campeonatos mundiais. Adriano competia nas classes SB5 e S6, voltadas para atletas com lesão medular, paralisia ou amputações.

A história de Adriano na natação começou de forma inesperada aos 17 anos. Após cair de um telhado durante uma obra, ele ficou paraplégico e buscou o esporte inicialmente como uma ferramenta de reabilitação. Apenas cinco anos depois de iniciar os treinos, ele já disputava sua primeira Paralimpíada em Atlanta. Em vida, o atleta atribuiu o sucesso do Brasil no paradesporto ao investimento contínuo nas modalidades.

Considerado uma referência internacional, Adriano foi homenageado pelo CPB em 2025 durante as celebrações de 30 anos da entidade, em reconhecimento à sua contribuição histórica para o desenvolvimento do esporte no país. Em nota oficial, o Comitê lamentou a perda do “multicampeão” e se solidarizou com familiares e amigos.

 

LEIA MAIS: Lakers x Warriors: horário, onde assistir e o que esperar do duelo na NBA

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também