O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 10 de fevereiro de 2026
Jogos de inverno

Curling conquista o mundo nos Jogos de Inverno; entenda o que é o esporte

Entenda a origem, as regras e por que o esporte escocês chama tanta atenção a cada Olimpíada

Nívia Menegatpor Nívia Menegat em 10 de fevereiro de 2026
curling
Lance de uma partida de curling nos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina • Carmen Mandato/Getty Images

A cada quatro anos, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno reúnem modalidades que disputam a atenção do público ao redor do mundo. Entre elas, um esporte em especial costuma conquistar corações e mentes sempre que entra em cena, o curling.

Seja pela varrição frenética à frente da pedra, seja pela precisão necessária para fazê-la deslizar longas distâncias sobre o gelo, o curling rapidamente vira programa obrigatório na televisão. Apelidado de The Roarin’ Game (O Jogo do Rugido), o nome faz referência ao som característico produzido pela pedra de granito ao deslizar sobre a superfície gelada.

O que é o curling

Embora suas origens exatas não possam ser determinadas com precisão, acredita-se que o curling tenha surgido no século XVI. Pinturas do artista flamengo Pieter Bruegel retratam atividades semelhantes ao esporte sendo praticadas em lagoas congeladas. Já em 1540, John McQuhin, tabelião da cidade de Paisley, na Escócia, produziu o que é considerado o primeiro registro escrito do curling.

Redigido em latim, o documento relata um desafio entre John Sclater, monge da Abadia de Paisley, e Gavin Hamilton, representante do abade. No texto, Sclater afirma ter lançado uma pedra sobre o gelo três vezes e se declara pronto para o duelo combinado.

De acordo com a Federação Mundial de Curling, o esporte era praticado em seus estágios iniciais em lagos e lagoas congelados do norte da Europa. Com a migração de escoceses para regiões de clima semelhante, o curling acabou se espalhando pelo mundo.

Em 1838, na Escócia, foram elaboradas as primeiras regras oficiais do esporte, adotadas pelo Grand Caledonian Curling Club, então entidade dirigente da modalidade. Em 1843, após a rainha Vitória assistir a uma demonstração do jogo no Palácio de Scone, o clube passou a se chamar Royal Caledonian Curling Club.

Curling e os Jogos Olímpicos

Embora partidas internacionais já fossem disputadas desde o século XIX, os primeiros confrontos oficiais ocorreram nos Jogos Olímpicos de Inverno de 1924, em Chamonix, na França. Na ocasião, a Grã-Bretanha venceu Suécia e França em um torneio posteriormente reconhecido como a estreia olímpica do curling.

curling
Lance de uma partida de curling nos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina • Richard Heathcote/Getty Images

O esporte voltou a aparecer como modalidade de demonstração nos Jogos de 1932, além de 1988 e 1992, sem valer medalhas. Apenas em 1992 o Comitê Olímpico Internacional concedeu status oficial ao curling masculino e feminino. A modalidade passou a integrar definitivamente o programa olímpico em 1998, no Japão, e desde então se tornou presença constante.

Como o curling é praticado

As pedras de curling são feitas de um tipo especial de granito e pesam quase 20 quilos. Cada atleta utiliza uma vassoura e calçados específicos: em cada par, uma das solas adere ao gelo, enquanto a outra, chamada de slider, é mais escorregadia e permite que o jogador deslize junto com a pedra.

A vassoura é utilizada para varrer o gelo à frente da pedra, aquecendo levemente a superfície e influenciando sua trajetória. Segundo a Federação Mundial de Curling, uma boa varrição pode fazer a pedra avançar de dois a três metros a mais, além de reduzir sua curvatura e ajudar a direcioná-la com mais precisão rumo ao alvo.

O curling é um esporte coletivo, disputado em categorias masculinas, femininas ou mistas. Duas equipes se alternam no lançamento das pedras por uma pista de aproximadamente 45 metros de comprimento e quase cinco metros de largura, em direção a um alvo circular chamado de “casa”.

As equipes tradicionais são formadas por quatro jogadores. Nos torneios mistos, podem competir dois homens e duas mulheres ou, no caso das duplas mistas, um homem e uma mulher. Cada equipe conta com um skip (capitão) e um vice-skip, sendo o skip responsável por orientar a estratégia do time e posicionar-se próximo à casa, no extremo oposto da pista.

No curling por equipes, cada jogador lança duas pedras consecutivas. As posições seguem a ordem: lead, second, third e fourth.

Duplas mistas e pontuação

Nas duplas mistas, cada equipe utiliza cinco pedras por end. A disputa começa com uma pedra já posicionada em quadra, o que permite que até seis pontos sejam marcados em um único end. Um dos jogadores lança a primeira e a quinta pedras, enquanto o outro fica responsável pelas três intermediárias.

Em cada extremidade da pista há círculos concêntricos que formam a casa e determinam a pontuação. Ao final de um end, a equipe marca um ponto para cada pedra sua que esteja dentro ou tocando a casa e mais próxima do centro do que qualquer pedra adversária. Apenas uma equipe pode pontuar por end. Caso nenhuma pedra toque a casa, ocorre o chamado blank end, sem pontuação.

Para que o lançamento seja válido, a pedra deve ser solta antes de uma linha específica da pista, conhecida como hog line.

 

 

Leia também: Superação marca estreia do Brasil no esqui cross-country nos Jogos de Inverno

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também