O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026
Compromissos

Em Brasília, Caiado cumpre agenda administrativa e se reúne com Rueda

Governador esteve na capital federal na última terça-feira (10) e encontrou parte do secretariado e o mandatário de seu ex-partido

Thiago Borgespor Thiago Borges em 11 de fevereiro de 2026
Em Brasília, Caiado cumpre agenda administrativa e se reúne com Rueda
Foto: Secom/Governo de Goiás

Em meio às articulações em razão da disputa eleitoral deste ano, o governador Ronaldo Caiado (PSD) cumpriu agenda em Brasília na última terça-feira (10). Na capital federal, o chefe do Executivo goiano supriu demandas administrativas e políticas. 

Caiado participou de reuniões no Gabinete de Representação de Goiás (GRG). Por lá, o governador tratou de temas administrativos com o secretariado estadual. Além disso, o governador se reuniu com o presidente nacional do União Brasil, seu ex-partido, Antônio Rueda. 

As fontes ouvidas pela reportagem do O HOJE afirmaram que a conversa com Rueda foi sobre os rumos do União Brasil no Estado. O encontro aconteceu em meio ao processo de reorganização da legenda em Goiás e a transição para a nova direção estadual, em razão da saída de Caiado para o PSD, partido de Gilberto Kassab. Apesar da saída do governador, o União Brasil segue como um dos principais partidos que compõem a base aliada do Palácio das Esmeraldas. 

Apesar dos esforços em torno dos compromissos nacionais, o governador segue atuante nas decisões locais a respeito do grupo palaciano. Caiado articulou para que, apesar de sua saída, o partido seguisse na base governista. A interlocução com a antiga legenda tem como objetivo preservar a estabilidade política do grupo no Estado. Caiado trabalhou para garantir que o União Brasil permanecesse alinhado ao projeto liderado por ele e pelo vice-governador Daniel Vilela (MDB). 

Até por isso, não houve uma migração em massa de lideranças para o PSD, novo partido do governador. A intenção é manter a legenda forte no Estado, e não desidratá-la. A estratégia explica a permanência da primeira-dama Gracinha Caiado na sigla. Gracinha, inclusive, irá assumir o comando estadual da sigla. 

Caiado deve buscar agilizar resolver pendências no Estado, antes de mergulhar de vez no projeto nacional. O governador já anunciou que, logo no início de março, irá percorrer sete municípios em São Paulo. A iniciativa é dialogar com diferentes setores da sociedade civil e apresentar seu projeto político que visa o Palácio do Planalto. 

Leia mais: Caiado segue com agenda nacional para viabilizar candidatura ao Planalto

Além disso, também no início do próximo mês, Caiado irá participar do primeiro debate da corrida presidencial. O governador estará frente a frente com os outros dois pré-candidatos do PSD à Presidência da República: Ratinho Júnior, do Paraná; e Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul. 

Antes disso, o chefe do Executivo estadual irá participar de eventos pelos municípios goianos. Os encontros da base aliada terão início após o Carnaval e reunirá as lideranças goianas que caminham ao lado do governador e de Daniel. As reuniões irão marcar simbolicamente a transição de gestão de Caiado para o emedebista e os últimos atos de Caiado enquanto governador do Estado. 

A avaliação é de que os compromissos nacionais de Caiado tendem a se intensificar até o dia 15 de abril, data prevista para que a executiva nacional do PSD defina oficialmente o nome que representará o partido na corrida ao Palácio do Planalto. Até lá, os pré-candidatos do partido de Kassab devem intensificar as articulações e as andanças pelo País.

Caiado deixará o governo do Estado no fim de março, para estar apto a disputar a presidência da República, e Daniel irá assumir o cargo. 

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também