Daniel Vilela atrai prefeitos goianos para fortalecer base na pré-campanha
A grande quantidade de membros, sobretudo gestores que migraram para o UB e MDB, pode dar mais possibilidades a Caiado e Daniel na hora de escolher os mais cotados para o Congresso
Dos 246 prefeitos do Estado de Goiás, a estimativa é que 220 apoiam a pré-candidatura do vice-governador Daniel Vilela (MDB) para o Governo do Estado, de acordo com aliados do emedebista. A estimativa é de que todos os prefeitos da Região Metropolitana de Goiânia, parcela considerável do Entorno do Distrito Federal e do interior goiano estejam a favor da chapa do vice de Ronaldo Caiado (PSD) ao Palácio das Esmeraldas.
De acordo com interlocutores aliados a Daniel, do montante de prefeituras próximas a Goiânia que sinalizam apoio efetivo a Daniel, cabe destacar a própria capital do Estado, governada por Sandro Mabel (UB), Aparecida, Trindade, Senador Canedo, Inhumas e Bela Vista.
Já no Entorno, as cidades que mais demonstram apoio ao vice-governador são Novo Gama, que tem como prefeito Carlinhos do Mangão (PL); Luziânia, de Diego Sorgatto (UB); Águas Lindas, governada por Lucas de Carvalho Antonietti (UB); Valparaíso de Goiás, gerida pelo prefeito Marcus Vinicius (MDB); Santo Antônio do Descoberto, de Jessica do Premium (UB); Formosa, comandada por Simone Ribeiro (PL); e Cristalina, representada por Dr. Luís Otávio (PL).

Acesse também: Três possíveis caminhos para o PL de Wilder após reunião com Bolsonaro
No interior, prefeitos de cidades como Rio Verde, Catalão, Caldas Novas, Itumbiara e Nova Crixás também sinalizam firme concordância com a ideia de Daniel ser o próximo chefe do Executivo goiano, uma vez que a região tem recebido com certa frequência a presença do emedebista.
Daniel realizou diversas passagens pelo interior do Estado para cumprir tarefas referentes à sua agenda administrativa como participação em eventos, inauguração de obras e realizações das edições do Goiás Social, programa de assistência social coordenado pela primeira-dama Gracinha Caiado (UB).

Eleitorado expressivo
Com a listagem de municípios a favor da pré-candidatura do vice-governador, é possível notar que prefeitos de cidades goianas que detêm os maiores colégios eleitorais do Estado apoiam Daniel, como é o caso de Sandro Mabel (UB), prefeito de Goiânia, e Leandro Vilela (MDB), prefeito de Aparecida.
Apesar de Márcio Corrêa (PL), de Anápolis, não demonstrar publicamente sua posição em relação ao vice-governador, interlocutores afirmam que é a intenção do gestor apoiar Daniel.
Prefeituras de Mineiros, Rio Verde, Porangatu, Uruaçu, São Miguel do Araguaia e Goianésia também fazem parte do grupo de municípios que apoia Daniel. Interlocutores apontam a boa avaliação da gestão de Ronaldo Caiado e Daniel Vilela à frente do Executivo como algo que influencia o interesse de muitos prefeitos goianos, sobretudo do Partido Liberal (PL), em migrar para a base do governo.

Migrações do PL para a base
A exemplo disso, há o prefeito de São Miguel do Araguaia, Jeronymo Siqueira (MDB), que foi eleito pelo PL e atualmente faz parte da base. Informações de bastidores revelam que o mesmo pode ocorrer com Márcio Corrêa, de Anápolis, devido a sua afinidade com Daniel.

Com essa vasta amplitude de prefeitos que se posicionam a favor da atual gestão do Estado, analistas avaliam que é grande a lista de nomes da base que podem compor chapas para deputado estadual e federal.
Aliados de Daniel afirmam que há vários nomes que compõem a base do governo e que se destacam para competir uma cadeira na Câmara dos Deputados, como é o caso do deputado estadual Lucas do Vale (MDB); do ex-deputado federal e vereador de Goiânia, Lucas Vergílio (MDB); do vereador de Goiânia, Igor Franco (MDB); além dos deputados federais que vão tentar reeleição, como é o caso de Célio Silveira (MDB) e Marussa Boldrin (MDB). (Especial para O HOJE)