Anvisa proíbe suplementos e mix de frutas e determina recolhimento imediato em todo o Brasil
Agência identifica ingredientes não autorizados, origem desconhecida e promessas terapêuticas irregulares e manda suspender venda, fabricação e propaganda
Nesta quinta-feira, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, duas resoluções que determinam o recolhimento e a proibição da comercialização de diversos suplementos alimentares e de um mix instantâneo de frutas considerados irregulares.
As medidas incluem apreensão, suspensão de fabricação, distribuição, propaganda e consumo dos produtos, conforme cada caso.
Produtos proibidos e motivos pela Anvisa
Organza Indústria e Comércio LTDA-ME
Todos os suplementos alimentares da marca foram alvo de recolhimento e tiveram a comercialização, distribuição, fabricação, divulgação e consumo suspensos.
De acordo com a Anvisa, a decisão foi motivada pelo uso de ingredientes não autorizados nas fórmulas e pela ausência de comprovação adequada de controle de qualidade.

P2 Brasil LTDA
Todos os lotes do suplemento alimentar em gotas Insufree foram proibidos e apreendidos.
A agência apontou que o produto tem origem desconhecida, apresentava indicações terapêuticas na rotulagem e sugeria benefícios medicinais, e as práticas proibidas para suplementos alimentares. Além disso, o nome comercial induzia o consumidor a acreditar em efeito terapêutico.
Slok Indústria de Bebidas e Alimentos LTDA
Produtos (todos os lotes):
- Brasilitá – Energy Coffee
- Benedetto Blueberry Zero Açúcar – Energy Antioxidant
- Benedetto Blueberry – Energy Antioxidant
Os itens foram recolhidos e tiveram a comercialização, fabricação, propaganda e consumo proibidos por terem sido produzidos e divulgados sem a devida regularização junto à Anvisa.
Gustavo Teodoro de Almeida Teixeira – Deluxe
Produtos (todos os lotes):
- Glamorous Black Deluxe
- Glamorous Shape
- Glamorous Ozem
- Ozemzinho
- Firezinho
- Blackzinho
- Shapezinho
- Mini Shape
Os produtos foram recolhidos e tiveram a fabricação, comercialização, propaganda e uso suspensos.
Segundo a agência, os itens são de origem desconhecida e houve relatos de efeitos adversos, como taquicardia e falta de ar. A divulgação também apresentava alegações terapêuticas e promovia os produtos como “emagrecedores”, o que é proibido para suplementos alimentares.
Cycles Nutrition Desenvolvimento, Comércio e Distribuição de Suplementos Alimentares LTDA
Produtos (todos os lotes):
- Recover Cycles Nutrition
- Shot Ritual Cycles Nutrition
- Relax Ritual Cycles Nutrition
A Anvisa determinou o recolhimento e a suspensão da comercialização, fabricação, importação, propaganda e uso. A medida foi tomada porque os suplementos continham extratos vegetais sem avaliação prévia de segurança.
Mushin Serviços e Comércio no Geral LTDA
Produtos (todos os lotes):
- Fantastic Oat – Frutas Vermelhas
- Fantastic Oat – Banana e Caramelo
- Fantastic Oat – Maçã e Canela
Os produtos foram recolhidos e tiveram a comercialização, fabricação, divulgação e consumo proibidos.
A decisão ocorreu devido à presença de ingrediente não avaliado quanto à segurança e à veiculação de propaganda irregular, com promessas como “reduzir níveis de colesterol ruim” e “controlar níveis de açúcar no sangue”.
A Anvisa orienta que consumidores que tenham adquirido os produtos listados interrompam imediatamente o uso. Em caso de efeitos adversos, a recomendação é procurar atendimento médico e registrar notificação no sistema da agência.
Leia também: Você dá comida do seu prato ao pet? Veterinários alertam para riscos e explicam o que evitar