O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 17 de fevereiro de 2026
DIPLOMACIA

Lula vai à Índia para tratar de minerais críticos e IA

O presidente participa de cúpula sobre IA e discute cooperação bilateral em minerais críticos com o governo indiano

Lalice Fernandespor Lalice Fernandes em 17 de fevereiro de 2026
lula
Foto: Joédson Alves/ABr

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou nesta terça-feira (17) para uma viagem oficial à Índia e à Coreia do Sul, com agendas voltadas ao fortalecimento de parcerias econômicas e tecnológicas. A iniciativa integra a estratégia do governo de ampliar mercados e reduzir a dependência da China como principal destino das exportações brasileiras, em um cenário de reorganização geopolítica e disputas comerciais.

Lula partiu da Base Aérea de Brasília com destino inicial a Túnis, capital da Tunísia, antes de seguir para Nova Déli, onde deve chegar nesta quarta-feira (18). Durante a ausência do presidente, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, assume interinamente a Presidência da República.

A visita à Índia ocorre a convite do primeiro-ministro Narendra Modi. Em publicação nas redes sociais, Lula afirmou que participará da Cúpula sobre o Impacto da Inteligência Artificial e discutirá oportunidades de cooperação bilateral. “Vemos bastante espaço para crescimento do comércio bilateral com os dois países”, escreveu o presidente, que também desejou “bom trabalho ao companheiro Geraldo Alckmin, que assume a presidência até o nosso retorno”.

lula
Luiz Inácio Lula da Silva e Narendra Modi (Foto: Marcelo Camargo/ABr)

Cúpula sobre Inteligência Artificial

Na capital indiana, Lula participa da Cúpula sobre o Impacto da Inteligência Artificial, evento anual que dá continuidade ao processo iniciado no Reino Unido em 2023. O encontro reúne representantes de cerca de 50 países e deve receber 40 mil participantes. O foco central é a governança da inteligência artificial, tema ainda com regulamentação incipiente em âmbito global.

Entre os assuntos previstos nas reuniões bilaterais estão a regulação da IA, a exploração de minerais críticos, como lítio e nióbio, e a atuação no BRICS. Brasil e Índia, membros fundadores do bloco ao lado de Rússia, China e África do Sul, devem assinar um memorando de entendimento sobre minerais críticos. O documento alinha perspectivas e estabelece diretrizes para cooperação e compartilhamento de experiências no setor. Até o momento, o Brasil, que possui a segunda maior reserva de minerais raros do mundo, não firmou acordo semelhante com outro país.

A agenda na Índia inclui ainda visita oficial, abertura de um escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e encontros com empresários. O objetivo é ampliar a presença comercial brasileira no mercado indiano e aprofundar cooperação em áreas como saúde, turismo, tarifas e energia, temas que avançaram após a visita de Modi ao Brasil, em julho do ano passado, durante a cúpula do BRICS.

Esta é a quarta visita de Lula à Índia e a segunda no atual mandato. Em 2004, participou como convidado das celebrações do Dia da Independência indiana, e, em 2007, realizou visita de Estado.

lula
Foto: Marcelo Camargo/ABr

Visita de Lula à Coreia do Sul

Após a agenda em Nova Déli, o presidente segue para Seul, a convite do presidente sul-coreano Lee Jae Myung. Entre domingo (22) e terça-feira (24), Lula cumpre compromissos voltados ao fortalecimento das relações diplomáticas e econômicas. Está prevista a adoção de um plano de ação trienal para o período de 2026 a 2029, com foco na ampliação de investimentos coreanos em tecnologia, agropecuária e cosméticos.

Tanto na Índia quanto na Coreia do Sul, o presidente participa de fóruns empresariais e reuniões estratégicas. A comitiva brasileira inclui ministros e representantes do setor produtivo, com a meta de ampliar o leque de parceiros estratégicos do Brasil na Ásia e diversificar mercados para produtos nacionais.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também