Negociações entre EUA e Irã avançam após 2° rodada de conversas
Ministro iraniano afirmou que as nações concordaram com “princípios orientadores” para as negociações
O Irã e os Estados Unidos concordaram nesta terça-feira (17), em Genebra, com “princípios orientadores” para as negociações sobre o programa nuclear iraniano, mas ainda enfrentam uma etapa complexa antes de um eventual acordo. A informação foi divulgada pelo ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, após a segunda rodada de conversas.
Segundo o chanceler, as tratativas indiretas com o enviado especial dos EUA, Steve Witkoff, e com Jared Kushner, genro do presidente Donald Trump, foram mais “sérias” do que o encontro anterior, realizado em Omã no início do mês. Ele classificou o diálogo como “positivo”, mas ponderou que um entendimento não será alcançado “rapidamente”.
“Temos esperança de que possamos concluir este trabalho rapidamente e dedicar-lhe o tempo necessário. Mas, independentemente disso, quando se trata do texto, o trabalho torna-se mais detalhado e mais difícil”, afirmou à televisão estatal iraniana. Araghchi acrescentou que as partes chegaram a um entendimento sobre diretrizes gerais, porém a fase de redação exigirá maior esforço técnico. A data da próxima rodada ainda não foi definida.

Acordo entre Irã e EUA tem um “caminho mais claro a seguir”
De acordo com o ministro, os dois lados concordaram em preparar versões preliminares do acordo e trocá-las antes do próximo encontro. Ele afirmou que agora existe “uma estrutura e um caminho mais claro a seguir”, embora reconheça que ambos ainda precisam reduzir diferenças. Também declarou que Washington deve cessar imediatamente as ameaças de uso da força.
As negociações ocorrem em meio a pressões militares dos EUA no Oriente Médio. Trump afirmou que uma “mudança de regime” em Teerã pode ser a melhor solução. Enquanto o líder supremo, Ali Khamenei, advertiu que qualquer tentativa de depor o governo iraniano fracassaria.