Congresso do Peru destitui presidente interino José Jerí por suspeita de corrupção às vésperas das eleições
Parlamentares aprovam saída com 75 votos a favor após revelação de reuniões secretas com executivos chineses às vésperas das eleições presidenciais
Nesta terça-feira (17), o Congresso do Peru reuniu para a votação que retira o presidente interino, José Jerí da função. Momento em que José enfrenta acusações de corrupção, iniciando uma instabilidade política, semanas antes das eleições presidenciais no país, previstas para abril.
O presidente interino está sob investigação preliminar por corrupção e favorecimento ilícito, resultado de várias reuniões que não foram divulgadas com dois executivos chineses.
O legislativo votou para remover Jerí da posição de presidente interino, que havia assumido em 10 de outubro de 2025. O Congresso obteve 75 votos a favor, 24 contra e 3 abstrações. Sua antecessora, Dina Boluarte, foi destituída enquanto o aumento de criminalidade assolava o país.
A retirada de José da função é o momento mais recente de uma prolongada crise política em um país que foi governado por sete presidentes desde 2016. No momento, onde estão prestes a realizar uma eleição geral em meio a comoção popular generalizado, devido o aumento da criminalidade violenta no país.

Os parlamentares escolherão um novo presidente entre seus membros para governar o país até 28 de julho, quando o líder interino entregará o cargo ao escolhido na eleição presidencial de 12 de abril.
Presidente interino enfrenta acusações de corrupção no Peru
As acusações contra o atual presidente interino, surgiram em documentos que foram vazados, a respeitos de uma reunião clandestina em dezembro com dois executivos chineses. Um dos presentes possui contratos governamentais ativos, enquanto o outro está sob investigação por possível envolvimento em uma operação ilegal de extração de madeira.
José Jerí negou qualquer irregularidade e declarou que o encontro com os chineses, foi motivado para organizar uma celebração peruano-chinesa.
Leia também: Negociações entre EUA e Irã avançam após 2° rodada de conversas