O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026
Concurso Público

Resultado preliminar do CNU 2 é publicado; veja próximos passos

Candidatos aprovados para vagas imediatas precisam confirmar interesse pelo site da FGV em até três rodadas previstas no cronograma

Otavio Augustopor Otavio Augusto em 20 de fevereiro de 2026
CNU 1024x768 3
Foto: Divulgação

O governo federal deu mais um passo decisivo no cronograma do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2). O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou, nesta sexta-feira (20), no Diário Oficial da União, o resultado preliminar da classificação final da seleção, considerada a maior já realizada no país em número de órgãos participantes e abrangência nacional.

As listas contemplam a classificação para vagas imediatas e para cadastro de reserva, discriminando órgão, cargo ou especialidade, número de inscrição, nota final ponderada e posição na ampla concorrência e nas vagas reservadas — destinadas a pessoas negras, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência (PCD). O resultado individual detalhado pode ser consultado a partir das 16h desta sexta-feira, na área do candidato, no site da Fundação Getulio Vargas (FGV), banca organizadora do certame.

Confirmação de interesse é etapa decisiva

Com a divulgação da classificação preliminar, inicia-se uma das fases mais estratégicas do concurso: a confirmação de interesse na vaga. Todos os candidatos classificados para vagas imediatas precisam manifestar interesse dentro do prazo estipulado, exclusivamente pelo portal da FGV. A ausência de confirmação implica perda da vaga e exclusão daquele cargo e dos de menor preferência indicados no momento da inscrição.

A primeira rodada de confirmação ocorre das 10h do dia 21 de fevereiro até 23h59 de 23 de fevereiro. A segunda rodada será aberta após nova convocação no dia 27 de fevereiro, com prazo de manifestação entre 28 de fevereiro e 2 de março. Já a terceira e última rodada terá convocação em 6 de março e confirmação entre 7 e 9 de março. Segundo o MGI, o registro de interesse poderá ser feito apenas uma vez em cada rodada, sem possibilidade de edição posterior.

4ed5c1b9 cnu concurso nacional unificado
Foto: Divulgação

Classificação final sai em março

Apesar da divulgação do resultado preliminar, o ministério esclarece que ainda não se trata da classificação definitiva. O resultado final para vagas imediatas e lista de espera está previsto para 16 de março, também no site da FGV e no Diário Oficial da União. Até lá, as rodadas de confirmação podem alterar a ordem de convocação, especialmente nos cargos com alta taxa de desistência.

As vagas imediatas incluem cargos com curso de formação, como os vinculados à Agência Nacional do Cinema (Ancine) e à Agência Nacional do Petróleo (ANP), além das mil vagas de Analista Técnico-Administrativo (ATA), que integram cadastro de reserva com possibilidade de convocação ao longo da validade do concurso.

Números consolidam dimensão histórica

O CNU 2 oferta 3.652 vagas para níveis médio, técnico e superior, distribuídas entre carreiras administrativas, de educação, saúde, contabilidade e tecnologia da informação. As remunerações iniciais chegam a R$ 18,7 mil, a depender do cargo. A aplicação das provas objetivas ocorreu em 5 de outubro de 2025, em 228 municípios brasileiros.

Leia também: TJMG abre 103 vagas para juiz substituto com salário de R$ 35,8 mil

Mais de 760 mil candidatos eram aguardados para a prova, mas a taxa de abstenção alcançou 42,8%, segundo a ministra da Gestão e da Inovação, Esther Dweck. Para cargos de nível médio, a prova contou com 68 questões de múltipla escolha. Já os candidatos de nível superior responderam a 90 questões, sendo 30 de conhecimentos gerais e 60 de conhecimentos específicos.

mgi foto qc fd 1
Foto: Divulgação

Novo CNU apenas em 2027

Mesmo com o encerramento do ciclo do CNU 2 ainda em andamento, o governo já sinalizou que não haverá nova edição em 2026. Em entrevista ao programa “Bom Dia, Ministra”, do Canal GOV, Esther Dweck afirmou que, por se tratar de ano eleitoral, a próxima edição deve ocorrer somente em 2027, caso haja continuidade da política de reposição e renovação dos quadros federais.

A declaração reforça o caráter estratégico do CNU como política de recomposição do serviço público federal. Ao centralizar a seleção de diversos órgãos em um único edital, o modelo busca racionalizar custos, ampliar a transparência e democratizar o acesso às vagas em âmbito nacional.

Com a divulgação da classificação preliminar, o foco agora se volta para o cumprimento rigoroso dos prazos. Para os candidatos, mais do que conferir a posição na lista, é fundamental garantir a confirmação dentro da janela estabelecida. No CNU, cada etapa é eliminatória — e o silêncio pode custar a tão esperada posse.

 

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também