O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026
Caso Isolado

MDB se surpreende com saída de Ana Paula, mas nega debandada de iristas

Pegos de surpresa com a decisão da filha do ex-governador Iris Rezende, emedebistas alegam que se trata de um caso isolado

Thiago Borgespor Thiago Borges em 20 de fevereiro de 2026
MDB se surpreende com saída de Ana Paula, mas nega debandada de iristas
Entendimento na legenda é de que emedebistas ligados ao grupo político do ex-governador Iris Rezende continuam no projeto do vice-governador Daniel Vilela | Foto: Secom/Goiás

A filiação de Ana Paula Rezende ao PL pegou de surpresa os integrantes do seu agora ex-partido, o MDB. Além de oficializar a entrada na nova legenda, Ana Paula foi anunciada como pré-candidata a vice-governadora na chapa do senador e presidente estadual do PL, Wilder Morais, durante reunião no diretório do partido na capital goianiense, na última sexta-feira (20).

A mudança de sigla coloca Ana Paula na disputa pelo Palácio das Esmeraldas e em rota de colisão com o partido que seu pai, o ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende, construiu toda sua carreira política. Para a cúpula da legenda presidida em Goiás pelo vice-governador Daniel Vilela, também pré-candidato ao Governo de Goiás, a notícia foi uma “surpresa geral”. 

Um emedebista ouvido pela reportagem do O HOJE classificou a ida de Ana Paula para o PL como um movimento “precipitado”. “Em lugar de fortalecer o legado do pai, cuja história sempre foi no MDB, acho que ela pegou um caminho equivocado, até do ponto de vista partidário, porque soa como se fosse algo pessoal da parte dela”, disse. 

A avaliação do emedebista reflete o desgaste na relação entre Ana Paula e a legenda. A filha do ex-governador já tinha manifestado insatisfação, sobretudo por não ter obtido o apoio que esperava da legenda para a construção do memorial em homenagem ao pai.

“Saio do partido que fechou as portas para o legado que meu pai deixou. E quando as portas se fecham, precisamos prosseguir e encontrar novos caminhos”, disse Ana Paula, durante o evento na sede do PL goiano. Além disso, a filha de Iris queria o respaldo da sigla para ser candidata ao Senado Federal, o que não aconteceu.

As críticas públicas de Ana Paula ao MDB por uma suposta falta de apoio do partido para a construção do Memorial Iris Rezende causaram incômodo dentro da sigla. “Foi constrangedor. Muitos acham que, pela estrutura financeira da família, ela não precisava se expor dessa forma, como se fosse uma obrigação do partido construir ou ajudar a construir um memorial para o pai, apesar de todo o respeito que o Iris merece na história”, disse um emedebista.

Leia mais: Wilder anuncia filha de Iris Rezende pré-candidata a vice do PL em Goiás

Caso isolado no MDB

Além disso, o entendimento da cúpula do MDB goiano é que a debandada de Ana Paula para um projeto político adversário se trata de um caso isolado dentro do partido. O entendimento na legenda é o de que, apesar da insatisfação da filha de Iris, os emedebistas com história no partido e ligados ao grupo político do ex-governador continuam alinhados ao projeto de Daniel. 

“Goiás inteiro sabe que a história do Iris Rezende se confunde com a do MDB. O MDB não muda em nada. Você não vai ver um prefeito, um vereador, um líder de expressão saindo do partido por causa disso”, disse o ex-deputado federal e suplente de senador, Pedro Chaves, para a reportagem do O HOJE. 

“Nós temos hoje 50 prefeitos e elegemos 499 vereadores. No meu modo de ver, não vamos ter nenhuma baixa nesse sentido. Pode ter algum ou outro caso isolado, mas você não vai ver movimento dentro do partido em função disso”, ressaltou Chaves. 

Um integrante do MDB ainda frisou para a reportagem do O HOJE que não esperava, mas respeita a decisão de Ana Paula de se unir ao partido bolsonarista e ao projeto de Wilder que visa o Esmeraldas. “Não vamos levar para o lado pessoal, ainda que eu acredite ser um prejuízo para ela e para a história do pai”, ressaltou.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também