O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 22 de fevereiro de 2026
prefeitura exonerou servidor

Estupro de vulnerável leva à prisão de secretário em Petrópolis

Exonerado após prisão, gestor é investigado por estupro de vulnerável contra criança de oito anos

Luana Avelarpor Luana Avelar em 22 de fevereiro de 2026
Estupro de vulnerável
Guilherme Moreira, secretário de Habitação de Petrópolis, é preso suspeito de estupro de vulnerável. Foto: Reprodução

A investigação por estupro de vulnerável resultou na prisão do secretário de Habitação, Regularização Fundiária e Interesse Social de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (20). A ação foi realizada por policiais civis da Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (DCAV).

Guilherme Moreira foi detido no centro da cidade, a cerca de 70 quilômetros da capital fluminense. Segundo a Polícia Civil, a apuração teve início no dia 9 deste mês, quando a mãe de uma criança de oito anos procurou a delegacia especializada para denunciar o suposto estupro de vulnerável.

A partir do relato, foram realizadas diligências que incluíram oitiva especializada da criança, depoimentos de testemunhas e análise de documentos. De acordo com os investigadores, o secretário mantinha convívio com a vítima e teria se aproveitado da relação para cometer o suposto abuso.

Estupro de vulnerável e apreensão de armas

Ao cumprir o mandado de prisão pelo crime de estupro de vulnerável, os agentes apreenderam cinco armas, entre elas dois fuzis, além de carregadores, munições e aparelhos eletrônicos. Com isso, Moreira também foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.

A defesa informou que o investigado é CAC (Colecionador, Atirador e Caçador) e que “todas se encontram regularmente registradas”. Em nota publicada nas redes sociais, o escritório Pedro Henrique Leite Advocacia declarou que Moreira “nega de forma veemente todos os fatos que lhe são imputados, inexistindo qualquer prova que sustente a acusação de estupro de vulnerável”.

A Prefeitura de Petrópolis comunicou a exoneração imediata ao tomar conhecimento da prisão e da gravidade do caso. Em nota oficial, afirmou que “os fatos denunciados não têm relação com a atividade desempenhada no cargo” e declarou repúdio a condutas que violem a integridade física, moral ou psicológica de qualquer pessoa.

Segundo a Polícia Civil, os materiais apreendidos passarão por perícia e as investigações seguem para identificar possíveis novas vítimas. A corporação também informou que o agora ex-secretário já havia sido denunciado anteriormente pelo Ministério Público do Rio por suspeita de extorsão e associação criminosa.

A defesa sustenta que confia na apuração técnica e imparcial dos fatos e reitera a negativa de envolvimento no caso de estupro de vulnerável, afirmando que não há provas que sustentem a acusação.

Leia mais: Pai é preso em flagrante por ameaçar e intimidar filha de 16 anos em Aparecida de Goiânia
Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também