Coluna

RME pode acelerar solução para o transporte no Entorno

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 07 de janeiro de 2023

Ao sancionar a lei que cria a Região Metropolitana do Entorno do Distrito Federal (RME), o governador Ronaldo Caiado resgata um compromisso com a região que deu a ele uma grande vantagem de votos para ser reeleito no primeiro turno. A RME terá um papel mais de articulação com os governos do Distrito Federal, União e Goiás. Demandas como mobilidade urbana, saúde, saneamento, destinação de resíduos sólidos entre outras, tende a ter maior celeridade. No entanto, a maioria dos prefeitos e lideranças do Entorno, vê na Secretaria de Infraestrutura que vai abrigar a Saneago, Agehab e a Goinfra, mais facilidade para suas demandas junto ao Governo de Goiás. O prefeito de Novo Gama, Carlinhos do Mangão é um dos que aplaude a nova Secretaria Metropolitana, principalmente na questão do transporte urbano entre as cidades do Entorno e Brasília. Ressalva porém, que “os nossos problemas de saneamento básico, moradias e asfalto entre outros, serão canalizados para a nova secretaria de infraestrutura”. Para o prefeito de Planaltina, Delegado Cristiomário a questão mais urgente é resolver o problema do transporte urbano. “A integração entre Brasília e as cidades do Entorno, é mais urgente e com a nova Secretaria Meropolitana, a solução deve vir mais rápido. Quanto a nova secretaria de Infraestrutura, ela será importante para captação de obras, mas não tras desgastes para os prefeitos quanto a questão do transporte”.

Prioridade será o transporte

Na mesma linha de prioridades defendida pelo prefeito de Planaltina, Delegado Cristiomário, segue o prefeito de Valparaíso e presidente da Associação dos Municípios Adjacentes a Brasília (Amab), Pábio Mossoró. Para ele, a secretaria da Região Metropolitana do Entorno deve focar na solução rápida para o transporte urbano. “Os prefeitos esperam isso do governador Ronaldo Caiado”.

Continua após a publicidade

Elo dos prefeitos

Carlinhos do Mangão avalia acerto do governador Caiado em criar a secretaria da Região Metropolitana para os problemas macro que envolvem os três ente federativos, Goiás, DF e União, mas “em se tratando de demandas individuais de cada município, a Secretaria de Infraestrutura vai ajudar muito a região”. Mangão frisa que a escolha de Pedro Sales para o comando da Secretaria de Infraestrutura, sinaliza o apreço “que o governador Caiado tem pelo Entorno. Pedro Sales é o elo dos prefeitos com o governo”.

Caça a Bolsonaro

A temporada de caça ao ex-presidente Jair Bolsonaro é o tema dos adversários. Além do PT, agora entram os senadores que compuseram a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da covid-19. Eles querem Bolsonaro criminalizado como proposto nos debates.

Estranho no ninho

Engenheiro Agrônomo, consultor de mercados milho e soja e palestrante, Enio Fernandes disse à coluna Xadrez que o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro terá que buscar espaço interno no governo “já que o PT é mestre em devorar devotos”. Enio cita os exemplos de Marina Silva, Celso Daniel, Eloísa Helena e até mesmo Haddad. “Ele terá que mostrar sua habilidade em negociar espaços”.

Carne orgânica

Na onda do mundo politicamente correto, a Marfrig, uma das maiores empresas de proteínas animais do mundo vai processar carne orgânica no Brasil a partir do Rio Grade do Sul.