O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

A 100 dias de assumir o governo, Daniel está de caneta cheeeeeia

Nilson Gomespor Nilson Gomes em 17 de dezembro de 2025
Daniel
Foto: Jota Euripedes

Descontem-se Natal e véspera, 31/12 e réveillon, em fevereiro tem Carnaval e, pronto!, Daniel Vilela (MDB) está a 100 dias de assumir o Governo de Goiás. Diz-se que nada vai mudar na transição de Ronaldo Caiado para seu vice, porém o atual governador precisa dessa liberdade de agenda para percorrer o País em busca de votos para suceder Lula. Nas últimas semanas, os dois têm ganhado cara do que almejam: Caiado parecendo presidente, pois não cede em sua pré-candidatura; Daniel com jeito de morador do Palácio das Esmeraldas, como quando o habitou com o pai, Maguito Vilela, e a mãe, Sandra.

Demorou, mas as lideranças acordaram para o inevitável: Daniel não precisa passar por uma eleição para ser governador. Ele já concorreu e já ganhou, se vai ser reeleito em 2026 é outra conversa, mas já estará na função. Estará de caneta cheia, muuuuuuuito cheia, e depende dos cofres, que precisam estar no mesmo nível. Pelos balanços, não haverá com Daniel o que foi feito com Alcides Rodrigues em 2006 (antecipação de receita dos maiores contribuintes) e com José Eliton em 2018 (centenas de obras começadas, já inauguradas e não pagas).

De todas as virtudes de Caiado que Daniel pode herdar, a mais rentável no momento é a estabilidade. Um reflexo está no time. A maioria da equipe é de técnicos com habilidade política e sem vontade de ser candidato. Assim, o vice vai virar governador com o pessoal que deu certo no Estado que deu certo. Portanto, reduz-se a possibilidade de dar errado, inclusive, nas urnas, pois o eleitor de Caiado, que quer a continuidade de Caiado, passa aos poucos a perceber que nada vai mudar além do sujeito sentado na cadeira principal. 

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.