Coluna

A exoneração como forma de silenciamento de Rogério Cruz 

Publicado por: Yago Sales | Postado em: 16 de fevereiro de 2022

No dia 9 de fevereiro o prefeito Rogério Cruz (Republicanos) respondia a críticas de goianienses no Jornal do Meio Dia, da TV Serra Dourada, sobre o aumento abusivo do IPTU enquanto a servidora Adriana Rabello lia, no Diário Oficial, a sua exoneração de um cargo de confiança na Procuradoria-Geral do Município. O documento foi publicado dois dias depois que ela, síndica do Jardins Atenas, sob autorização de outros moradores, ergueu faixas criticando Rogério e a mulher dele, Thelma Cruz, possível candidata do Republicanos a uma vaga da Alego. Conforme Adriana, a decisão partiu do próprio prefeito. Foi o que ela ouviu de colegas da Procuradoria, onde tinha boas relações e exercia um cargo importante na pasta. Com isso, é o terceiro caso de desrespeito à opinião dos que discordam com a gestão de Cruz. 

Rancor

Além de se utilizar do poderio da caneta – que tem por ter sido eleito – para retaliar desafetos, a gestão Rogério Cruz decidiu, à revelia, antidemocraticamente, obrigar uma profissional capacitada para atuar em uma área que não exerce há 20 anos. 

Continua após a publicidade

Palhaçada 

Sobre o vereador Sargento Novandir (Sem partido) ter rasgado uma edição do Jornal O Popular na sessão de ontem, o presidente do Sindicato dos Jornalistas de Goiás (Sinjor), Cláudio Curado, disse à Xadrez: “Ao invés de se vestir de palhaço, rasgar jornal, ele deveria explicar porque votou contra a população no aumento do IPTU. Por ter cargos na prefeitura ou por não ter lido o documento?”

Mordida

Curado ainda lembra que parlamentares se aproveitam do fato de o prefeito Rogério Cruz ter sido vereador e saber como negociar com a Casa. “Esse vereador quer acabar com o jornal, mas não vai acabar. Ele passa, jornal, não”, disse o presidente do Sinjor.  

Futuro

Ainda é incerto quais passos o tucano Eduardo Leite deve dar depois de ter sido rejeitado nas prévias da sigla, dando livre caminho para o governador João Doria. 

Óia

Chama atenção que Eduardo Leite, um dos primeiros governadores a assumirem a homossexualidade, tem sido um nome avultado pela esquerda, centro e direita. 

Igualdade

Na primeira sessão depois do episódio em que desligou o microfone da vereadora Camila Rosa (PSD), o presidente da Câmara de Aparecida, André Fortaleza (MDB), rebateu as críticas e disse que vai continuar agindo de modo “muito transparente” e combater “discursos hipócritas e ilusionistas”.

Contratos

O prefeito de Silvânia, Dr. Geraldo Luís Santana (PP), foi afastado do cargo por 90 dias. A decisão partiu da Câmara dos Vereadores depois que Santana foi alvo de operação da Polícia Civil no dia 9 de fevereiro, que investiga supostas fraudes em licitação em 2021.

Gim Argello na área

O ex-senador pelo Distrito Federal, Gim Argello teve todos os seus processos anulados e ensaia retornar ao ringue político novamente.

Influencia

Gim foi líder da ex-presidente Dilma Rousseff e um aliado de Goiás, principalmente no Entorno de Brasília. Amigos próximos a ele garantem não está descartada a possibilidade de disputar vaga no Congresso. E outra: Gim até encomedou uma pesquisa para saber como seu nome tem circulado no DF.


Curta

O prefeito de Anápolis, Roberto Naves (PP), liberou o uso de máscaras em espaços públicos.