Coluna

A romaria de pré-candidatos ao governo rumo ao Entorno do DF

Publicado por: Yago Sales | Postado em: 19 de maio de 2022

Os 606.138 mil eleitores registrados no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) nas 10 cidades que fazem parte do Entorno de Brasília, podem desequilibrar qualquer disputa majoritária, a favor ou contra. Esta região tem sido objeto de desejo dos principais postulantes ao cargo de governador de Goiás, principalmente Ronaldo Caiado (UB) que disputa a reeleição, Gustavo Mendanha (Patriota), Vitor Hugo (PL) e o enigmático ex-governador Marconi Perillo (PSDB). Por enquanto Marconi se comporta como a esfinge de Tebas: “Decifra-me ou te devoro”. Uma estratégia para manter apoiadores em estado de alerta. Assim como Caiado, que dia sim outro também marca presença no Entorno de Brasília, mais três competidores tentam desbravar corações e mentes dos eleitores do Entorno. Caiado esteve na sexta-feira (13) em Águas Lindas, Marconi e Mendanha seguem seus passos com agenda no sábado (21) em Formosa e Planaltina e Cidade Ocidental respectivamente. Vitor Hugo (PL) fará aparições nos próximos dias na região.

Se não tem…

Em recuperação após Caiado contrair Covid-19, ficou a cargo do vice-governador Lincoln Tejota parte da agenda mais expressiva da gestão. Tejota inaugurou, nesta quarta-feira (18/05), em Hidrolândia, a nova agência do Vapt Vupt.

Eita

Comissão da Câmara Federal exige explicações da Advocacia Geral da União sobre o órgão ter assumido a defesa da Wal do Açaí, suspeita de ser funcionária fantasma do Bolsonaro quando ele era deputado. A ex-servidora e o presidente foram denunciados pelo MPF por improbidade administrativa.

Treta

O presidente do PT anapolino, Rimet Jules, entrou com uma representação contra o programa do prefeito Roberto Naves (PP), “Meu Lote, Minha História”. O prefeito não gostou, convocou uma coletiva de imprensa e “meteu o pau” no deputado estadual Antônio Gomide (PT), que respondeu: “não preciso de porta-voz”. 

Olha, olha

Para a coluna Xadrez, Rimet Jules afirma que o projeto apresenta várias irregularidades. E, ainda, que Roberto quer usar o projeto para beneficiar a primeira-dama, Vivian Naves, pré-candidata a deputada estadual pelo PP. 

Ainda…

Jules ainda acusa Naves de ter apresentado o Projeto de Lei à Câmara com seis artigos “sem estudo técnico, científico, que autoriza a venda de áreas públicas, sem licitação, para imobiliárias”. A outra parte a prefeitura daria para famílias vulneráveis. 

Digo é vish

Para conseguir o benefício, diz Jules, é necessário que o cidadão tenha até 5 salários mínimos. 

Nem um pãozinho

Pessoas em situação de rua ouvidas pela Xadrez no começo da noite de ontem na Avenida Independência reclamaram do tratamento dado pelo responsável da acolhida no Parque Mutirama. “Depois que a TV Anhanguera saiu, ele mandou a gente calar a boca e ir dormir. E a não deu nada pra comer, apenas um chá”, disse. 

Por outro lado…

Entidades classistas da Polícia Civil e Militar se uniram em frente ao 1° Distrito Policial para entregarem na noite de ontem cobertores e porções de galinhada às pessoas que não têm onde passar a noite friorenta. 

Exclusivo

Nesta edição, o jornal O Hoje publica reportagem que denuncia a venda ilegal de diploma por uma comissionada dentro do gabinete do vereador Kleybe Moraes (MDB). A reportagem é assinada por este colunista e pelo repórter Lorenzo Barreto. 

Resultado

A SME informou ao jornal que, se identificar professores que se beneficiaram com a fraude, vai aplicar as punições do tipo exoneração.

Curta

O parlamentar, inclusive, já enfrenta complicadas denúncias de uso da máquina pública para prometer beneficiar eleitores.

Compartilhe: