O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Acordo Trump/Lula interfere nas eleições até em Goiás e DF

Nilson Gomespor Nilson Gomes em 27 de outubro de 2025
Trump
Foto: Ricardo Stuckert/ PR

O Governo Federal faturou o máximo que pôde no entrevero com Donald Trump, causado pela dupla STF/Eduardo Bolsonaro. A narrativa foi tão bem aproveitada pelos petistas que ficou como se Lula tivesse indo para a 3ª Guerra Mundial enfrentar os Estados Unidos em nome do Brasil, numa reedição internacional do nós contra eles. A esquerda ressaltou tudo o que odeia na direita, o patriotismo, o nacionalismo, liberdade, esses nojinhos. Com o encontro rápido na ONU, os telefonemas, as reuniões de assessores e a conversa particular de ontem (26), em Kuala Lampur, na Malásia, muda alguma coisa para ficar tudo como está.

 

Em Goiás e Distrito Federal, por exemplo, o PL de Jair Bolsonaro e o PT de Lula têm rivais mais fortes, que estão à espreita. Em Brasília, o PL já decidiu abrir mão de compor a chapa em favor do grupo de Ibaneis Rocha, que vai lançar para o GDF a atual vice, Celina Leão. Por aqui, o nome do partido ao Executivo estadual é o senador Wilder Morais. Nas duas unidades da federação, os governadores são bem avaliados, escolheram os vices para a sucessão e têm a esquerda como inimiga.

 

Ibaneis e o vice de Ronaldo Caiado, Daniel Vilela, são do MDB, a sigla mais cobiçada pelos articuladores do presidente. Se agora, com Trump não sendo mais o bicho-papão pregado pelo PT, Lula voltar a cair, fica mais fácil para Daniel se aninhar com os bolsonaristas – mesmo que não o PL, ao menos algum índice dos eleitores do ex-presidente. Isso muda tudo em GO/DF, pois a saída de José Roberto Arruda do PL de Brasília foi um choque, porém menor que a ascensão de Lula rumo a ser reeleito. Em Goiás pode passar de mata-leão a mate-leão, um chá de esperança para os anti-PT. 

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.