Coluna

Adib se une a Renato de Castro por filha de Iris como vice

Publicado por: Venceslau Pimentel | Postado em: 04 de dezembro de 2021

A articulação do presidente da Codego, Renato de Castro (MDB), para ver consolidada a escolha da filha de Iris Rezende, Ana Paula Rezende, para a vice de Ronaldo Caiado, em 2022, não só repercute, como ganha novos aliados. Um deles é o prefeito de Catalão, Adib Elias (Podemos), que foi expulso do MDB, por ter apoiado Caiado, em 2018, juntamente com Fausto Mariano, de Turvânia, e Paulo do Vale, de Rio Verde. Castro, que à época comandava a prefeitura de Goianésia, também apoiou o Democratas e, como castigo, foi impedindo de disputar a reeleição. E diz que a retaliação partiu de Daniel Vilela, presidente do MDB. Ao contrário do filho de Maguito, o presidente da Codego diz que Ana Paula soma e une o MDB. 

Pacificar  

Em meio à repercussão de dissidentes, o MDB tenta apaziguar o partido em encontro hoje em Anápolis. O governador Ronaldo Caiado confirmou presença.  

Continua após a publicidade

Troca-troca 

Suplente de vereador em Goiânia, Sebastião Peixoto vai trocar o Democratas pelo Solidariedade comandado por Armando Vergílio. O pai do líder do governo na Alego, Bruno Peixoto (MDB), deve disputar cadeira na Câmara Federal ou no Senado. 

Substitutivo  

Relator do novo Marco Legal do Saneamento de Goiás, o deputado Virmondes Cruvinel (Cidadania) já adiantou que vai apresentar contraproposta para viabilizar a aprovação da matéria na Alego. Já tratou o assunto com entidades municipalistas. 

Herança do PSDB  

A lei que livra 350 mil produtores de multas que chegam a um total de R$ 1 bilhão, relacionadas à Guia de Trânsito Animal, foi promulgada. Multas foram cobradas de forma arbitrárias nas gestões do PSDB, de 2014 a 2017. 

Aliança

Aliado do vice-governador Lincoln Tejota (Cidadania), o ex-dirigente da Agehab, Luiz Sampaio, terá o apoio do MDB de Catalão em seu projeto de se candidatar a deputado estadual, em 2022. O presidente do PSL, Delegado Waldir, também faz parte do grupo que está com Sampaio. 

Obra parada 

Em alerta do TCE, órgãos públicos do Estado que tenham obras paralisadas, vão ter prazo de 60 dias apresentar levantamento minucioso e disponibilizá-lo em seus portais na internet.  

Descortês 

Com propostas que renomeiam rodovias, avenidas e o aeroporto de Goiânia com o nome de Iris Rezende, o deputado Helio de Sousa (PSDB) propôs alterar lei de 1971, sancionada pelo então governador Leonino Di Ramos Caiado, para vedar essas alterações. 

Sem política  

Durante sabatina na Alego, Carolina Tavares de Araújo – indicada para o Conselho Estadual de Educação por Ronaldo Caiado – respondeu ao deputado Delegado Humberto Teófilo (PSL) que via como natural a exigência do título de eleitor para alunos no ato da matrícula. 

CURTAS 

– Por decreto, o Governo qualificou como organização social de saúde, em Goiás, o Instituto Patris, com sede em Cuiabá (MT). 

– Em Vitória, durante encontro do Colégio Permanentes de Juristas da Justiça Eleitoral, a advogada Marina Morais palestrou ao lado da ministra do Tribunal Superior Eleitoral Maria Cláudia Bucchianeri no painel sobre violência política de gênero.