Coluna

Adriana Accorsi já admite disputar a prefeitura de Goiânia

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 25 de setembro de 2023

Depois do suspense e indefinição que se disputava a Prefeitura de Goiânia em 2024, finalmente a deputada federal Adriana Accorsi (PT) admite que seu nome está à disposição da legenda. A informação foi dita a uma fonte do jornal O Hoje em evento neste sábado (23). Com essa decisão, ela passa a fazer parte, conforme os critérios do PT, das discussões internas sobre quem será ungido pelo partido. Desde o início do ano que o nome ventilado como pré-candidato a prefeito de Goiânia era o do suplente a deputado federal, Edward Madureira. Recentemente, o deputado estadual Mauro Rubem também entrou em cena e lançou seu nome dentro do PT. Nos bastidores, especula-se que Adriana contava com o desmembramento do Ministério da Justiça e Segurança em dois, criando o Ministério da Segurança. Nesse caso, a deputada contava com a simpatia de parte da cúpula petista para assumir a pasta. Experiência ela tem de sobra, pois foi Delegada Chefe da Polícia Civil de Goiás entre 2011-2012 no governo Marconi Perillo. no Ela é delegada e comandou a Polícia Civil de Goiás no governo de Marconi Perillo. Além de seu histórico profissional, Adriana é uma das vozes mais importantes entre as lideranças do PT goiano. Se eleita prefeita da Capital, será um reforço e tanto para os planos do PT em 2026, afinal, ela tem bom trânsito político entre o centro e a centro-direita goiana. Mas, sem desmerecer Mauro Rubem e Edward como lideranças, Adriana tem maiores chances de construir um arco de alianças que abarca conservadores e parte da direita civilizada.

“Definição do nome só em 2024”

A Xadrez conversou com a presidente regional do PT e vereadora, Kátia Maria sobre mais um concorrente à prefeitura de Goiânia pela legenda. “A deputada Adriana é bem vinda e mostra que o PT tem bons nomes para disputar a Prefeitura de Goiânia, mas as discussões internas é que vão definir quem será o candidato da legenda. Historicamente, o PT debate com os pré-candidatos para que na convenção do partido, o nome escolhido tenha o apoio de todos”, resume ela.

Continua após a publicidade

Adib voltou…

…com força para reestruturar o MDB de Catalão e contribuir na renovação do partido, não só em Catalão mas também na região do Sudeste goiano. Na conversa que teve com o presidente regional do MDB e vice-governador Daniel Vilela, ficou acertado que Adib terá maioria no diretório municipal e comandará a escolha do nome para disputar a prefeitura em 2024.

Acordo selado

Nesta terça-feira (26), Adib Elias tem reunião agendada com Daniel Vilela para alinhavar a estratégia para escolha de nomes para vereadores e candidato a prefeito. Por enquanto, o apoio ao candidato só no ano que vem.

Temperança

Ao contrário do especulado pela mídia, a chance de Adib apoiar Elder Galdino para prefeito, “é próxima de zero”, garante uma fonte ouvida pela Xadrez. Adib volta às articulações do MDB com temperança e menos pé na jaca. “Os tempos mudaram”, afirma um emedebista histórico.

Agora é Barroso

Nesta quinta-feira (28), a presidência do STF muda de mãos: sai a ministra Rosa Weber que se aposenta e entra o ministro Luís Barroso. Constitucionalista com pós-doutorado, focado nas transformações rápidas que a sociedade brasileira passa, sobretudo, nos direitos e deveres regidos pela Constituição.