Coluna

Agenda de Caiado reforça protagonismo de Daniel Vilela

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 12 de julho de 2023

O simbolismo político faz parte da linguagem silenciosa dos políticos quando desejam passar uma mensagem, seja de aprovação ou desaprovação de determinadas ações, tanto para aliados ou adversários. No caso do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), com seu jeitão discreto e focado em declarações objetivas, vez ou outra emite sinais simbólicos do que está ‘matutando’ sobre o presente e o futuro. Os mais atentos já perceberam que ele, paulatinamente, tem delegado ao seu vice, Daniel Vilela (MDB), missões estratégicas e de Estado, mas, sobretudo, administrativas. Ao retomar sua agenda de compromissos, notadamente no interior, Daniel é convidado e reforça o discurso da gestão Caiado. Mais do que aliados, o gesto galvaniza uma aliança construída passo a passo pelos dois. A experiência parlamentar de Caiado tem sido escola para Daniel nas tratativas políticas. Uma espécie de estágio pré-eleitoral, mas, sobretudo, o reconhecimento do terreno político onde lideranças que hoje estão na base sejam fiadoras da continuidade da gestão Caiado via Daniel. Esse é o simbolismo que o governador emite aos aliados e adversários sobre quem é o favorito na base caiadista. Nenhum governador coloca o vice a tiracolo em suas andanças pelo Estado se esse vice não for o provável sucessor.

Nada a declarar sobre FPM

A revolta de alguns prefeitos que tiveram coragem de tornar pública a revolta pela queda no repasse do FPM deste mês de julho, como o de Iporá, Naçoitan Leite, expõe o drama das prefeituras brasileiras de médio e pequeno porte. Mas poucos prefeitos quiseram emitir qualquer crítica ao Governo Federal, preferindo o silêncio.

Continua após a publicidade

Dr. Luís, o cara

Lideranças ligadas ao agronegócio em Cristalina e também do grupo do prefeito Daniel do Sindicato (UB) não escondem o entusiasmo com o médico e vice-prefeito Luís Otávio Biazoto Massa. Conceituado no município e com bom trânsito entre empresários do agronegócio, Luís Otávio passa a ser “o cara” na disputa pela sucessão de Daniel do Sindicato.

MDB “faz gosto”

Especula-se na base de Daniel do Sindicato (UB) que ele joga suas fichas de aposta no seu fiel escudeiro, Jean Eustáquio (MDB). Mas tem um problema: o MDB regional “faz gosto em ter o Dr. Otávio filiado no partido”, diz uma fonte de Cristalina.

Lide multinacional

Pelo sucesso de eventos do Lide, o ex-governador de São Paulo, João Doria, está no “mundo que pediu a Deus”. O Lide reúne hoje  4 mil filiados, 1,8 mil empresas no Brasil e exterior, está presente em 14 países e em 17 Estados brasileiros. Nada mal para quem sofreu o diabo para se viabilizar candidato a presidente do PSDB.

Acessibilidade

Entra na pauta de votação na Câmara de Vereadores de Goiânia, nesta quarta-feira (12), projeto do vereador Lucas Kitão (PSD) exigindo que catracas e validação do ticket do transporte coletivo sejam adequadas para pessoas com nanismo ou baixa estatura. (Especial para O Hoje)