O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

AGM e FGM recebem prefeitos para o Encontro Anual de Gestores

Wilson Silvestrepor Wilson Silvestre em 3 de dezembro de 2025
AGM
Ilustração: Takeshi Gondo

A cada eleição municipal, os prefeitos conquistam maior centralidade política, afinal, o País real começa nos municípios, seja qual for seu tamanho populacional. Mas, passada a euforia da vitória, vem o peso da gestão e as crescentes demandas do cidadão. Para piorar, a escassez de recursos e a dependência do governo estadual e do federal, somadas às constantes transferências de obrigações em infraestrutura, saneamento básico, moradia e saúde.

Esses desafios acabam sendo obstáculos na trajetória política de quem está à frente do Executivo. Por isso, instituições representativas dos prefeitos, como a Associação Goiana dos Municípios (AGM) e a Federação Goiana de Municípios (FGM), promovem constantes reuniões e seminários para ajudar os associados a vencerem esses desafios.

No entanto, o Encontro Anual de Gestores, promovido pela AGM e FGM, que começa nesta quarta-feira (3) e se encerra na quinta-feira (4), no Centro de Convenções de Goiânia, é o evento mais importante para os 246 prefeitos de Goiás. Além de inúmeras palestras que ajudam na conexão com a
população, abrem portas para maior criatividade em “fazer mais com menos recursos”. Na postagem do prefeito de Hidrolândia e presidente da AGM, José Délio Jr. (União Brasil), “será uma oportunidade de integrar ainda mais o municipalismo goiano”.

Na mesma linha de união, o prefeito de Jaraguá e presidente da FGM, Paulo Vitor (MDB), diz que, “não será apenas um congresso, mas uma oportunidade de trocar ideias e experiências”. “Com a parceria da AGM, o evento se torna maior, fortalecendo a integração e fechando 2025 com chave de ouro.”

Daniel calça o tênis de candidato
O vice-governador de Goiás e pré-candidato a titular, Daniel Vilela (MDB), mantém extensa agenda de compromissos políticos e administrativos. Entretanto, para aliados, ele calçou o tênis de candidato e o pé na estrada. Nesta quarta-feira (3), Daniel começa cedo (8h30), em Itaberaí, na abertura de mais uma edição do Goiás Social ao lado da primeira-dama Gracinha Caiado, coordenadora dos programas sociais do governo. Volta correndo para, às 12h, participar da abertura oficial do Encontro Anual de Gestores 2025. Segue correndo para Formosa para, ao lado da prefeita Simone Ribeiro, entregar 589 Cartões Aluguel Social e 152 escrituras do programa Pra Ter Onde Morar. Haja fôlego!

Wilder também
A assessoria do senador e pré-candidato a governador Wilder Morais (PL) enviou à coluna a agenda de compromissos para os próximos dois meses denominada ‘Rota 22 está em Goiás’. O projeto pretende percorrer os 246 municípios goianos para apresentar as propostas do partido à população. Nesta quinta-feira (4), começa por Caçu, onde será ministrada a primeira oficina de prospecção de assuntos, dia 5 em Rio Verde e dia 6 em Palmeiras.

Celina teflon
A oposição ao governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), bate bumbo nas redes sociais sobre o escândalo do Banco Master para atingir o governador e sua vice, líder das pesquisas, Celina Leão (PP). Tentam associar o seu partido ao escândalo, mas como ela não teve nenhuma participação nas negociações, até o momento, as narrativas de desconstrução não grudam nela. Celina é um autêntico teflon que, por mais quente que sejam os ataques, não gruda.

Campanha cara
Deputados e pretendentes a disputar cargos, tanto estadual ou federal, têm queixas parecidas sobre o custo da campanha eleitoral de 2026. Alguns mais entusiasmados perceberam que o custo de uma campanha para deputado estadual, para início de conversa, não sai por menos de R$ 1,5 milhão. Isto se o candidato for mais ou menos conhecido. Acabou o tempo do voto ideológico ou partidário.

Aeroporto de Jataí
Quando foi deputado federal e líder do governo de Jair Bolsonaro, o agora vereador em Goiânia, Major Vitor Hugo (PL), ajudou com emendas parlamentares para construção do Aeroporto de Jataí. Nesta segunda-feira (1°), o prefeito do município e colega de partido, Geneilton Assis, mostrou a Vitor Hugo os avanços alcançados em sua gestão para concluir a obra.

Lula vence Alcolumbre – O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), cancelou a sabatina de Jorge Messias para ser ungido ministro do STF. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu um nó em Alcolumbre ao não enviar a mensagem oficializando a indicação. Com isso, o Senado não tem como realizar a sabatina no dia 10.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.