Coluna

Agressão e prisão de educadores debaixo dos olhos de Rogério Cruz 

Publicado por: Yago Sales | Postado em: 01 de abril de 2022

Impacientes, sem diálogo, há duas semanas em greve depois de quase dois anos pressionados pelas imposições da pandemia, os professores da rede municipal de Goiânia se juntaram para atrair a atenção do prefeito Rogério Cruz (Republicanos). Queriam reivindicar o respeito aos direitos: data-base e o pagamento do piso salarial. Simples. Por outro lado, Cruz, rodeado pelos “guardas da esquina”, decidiu ignorar o grupo e, como que dando de ombros, aceitar a violência e a prisão arbitrária de dois educadores como “forma de diálogo”. É a interpretação de entidades e da oposição de Cruz na Câmara: o prefeito prefere ignorar, cumprir agenda pré-eleitoral da esposa, Thelma Cruz, que quer ser deputada estadual. “Ou o prefeito aprende, ou vai ser lembrado como o homem que açoita os servidores que, na vida pública dele, o auxiliam a fazer uma boa gestão”, disse um vereador. E, no dia 1° de abril, quando se lembra o dia do início do período da ditadura civil-militar no Brasil, a imagem que se tem é da tentativa de cerceamento da liberdade de expressão. 

Time azul e amarelo

Jornalista e empresário, Matheus Ribeiro deve anunciar no sábado filiação ao PSDB. A decisão não tem o dedo do ex-governador Marconi Perillo, mas do ex-governador tucano do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. 

Continua após a publicidade

Pontos em comum

Conforme apurado pela Coluna Xadrez, Ribeiro conversou com Eduardo Leite na última quarta-feira. Homossexuais assumidos, ambos têm algo mais em comum: almejam um cargo público em Brasília. Matheus na Câmara dos Deputados e, mesmo sob a certeza de João Doria de concorrer pelo PSDB, Leite no Planalto Central. 

Críticas a Caiado

Em entrevista no programa Momento Político do O Hoje News na quinta-feira (31), o advogado e líder político em Luziânia, Eládio Carneiro, não poupou críticas ao governador. Para ele, a gestão de Caiado não tem planejamento e só maquia obras dos governos anteriores. “No Entorno não tem nenhuma obra estruturante”, diz.

Indústria de multas

Outro ponto destacado por Eládio foi o fato de o governador ter sido eleito em 2018 com um discurso e não poder praticar outro. Cita como exemplo o fato de que a “única indústria implantada por ele foi a das multas por radares nas rodovias”.

Visitinha

O presidente da Alego, Lissauer Vieira (PSB), usou o Twitter para comemorar a visita de representantes da Fieg e do Fórum Empresarial. “Além de apresentar a nossa nova sede, tratei de pautas importantes para fortalecer o setor produtivo.” 

Despedida 

De olho na disputa eleitoral ao governo em outubro, Gustavo Mendanha (Patriota), renunciou ao mandato de prefeito de Aparecida e, cercado por multidão, deixou a Cidade Administrativa rumo ao maior desafio eleitoral de sua vida: concorrer com o atual governador Ronaldo Caiado (UB). 

Temor

Em coletiva de imprensa, Mendanha demonstrou preocupação sobre a possibilidade de sofrer com investigações policiais a mando de Caiado. 

Resposta

O comentário desagradou o secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda, que retrucou que Mendanha busca “factóide eleitoral”. 

Pleito 

Para se despedir, o secretário de Saúde, Ismael Alexandrino, se reuniu com servidores na tarde de ontem no campo de futebol da Agência Brasil Central. 

Curta

Léo Batista deixa o PMN, para onde foi há quase cinco meses, e assume a presidência do Pros de Goiás.