Coluna

Agro abre as porteiras e sai para o debate político

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 26 de agosto de 2022

Diferente de eleições anteriores em que a participação do empresariado rural formado por produtores de grãos, pecuaristas, aves e suínos era tímida, agora assumiram o protagonismo político dispostos a defender suas bandeiras. Abriram as porteiras para candidatos identificados com o segmento disposto a conquistar o maior número de cadeiras no legislativo e Congresso. Impulsionados pelo boom das commodities e pelo apoio explícito do presidente Jair Bolsonaro (PL), avançam na conquista do espaço político, principalmente no Congresso. Por conta dessa força econômica, o presidente da Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária, João Martins, deu a senha no dia 10 deste mês aos mais de 3,5 mil pessoas dos 26 Estados e do Distrito Federal, testemunhado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro que “não tem mais espaço, nesse país para o retorno de um candidato que foi processado e preso como ladrão”. A partir desta data, a mobilização tem sido intensa onde o agro é forte, caso de Goiás em que os candidatos a deputados federais e estaduais tem recebido apoios. A mudança de comportamento, favoreceu Ronaldo Caiado (União Brasil) que tinha perdido parte deste capital político para Vitor Hugo (PL), mas retornou a partir desta mobilização às suas origens.

Apostas do agro

O Sudoeste goiano é a região em que o agronegócio é forte e pode eleger dois deputados federais. A mais cotada é a vereadora e empresária rural, Marussa Boldrin (MDB), apadrinhada pelo presidente da Faeg e deputado federal, José Mário Schreiner (MDB). Ela é seguida pelo vice-prefeito de Rio Verde, Danillo Pereira (PSD) apoiado pelo prefeito Paulo do Vale (União Brasil) e pelo presidente da Alego, Lissauer Vieira (PSD).

Continua após a publicidade

Mendanha no interior

Gustavo Mendanha (Patriota) coloca o pé na estrada e vai percorrr oito cidades goianas a partir desta sexta-feira (26), sábado (27) e domingo (28). No roteiro do candidato ao governo, visitas em feiras, caminhadas e carreatas para buscar o voto do eleitor goiano. 

Estreia na TV e rádio

Nesta sexta-feira (26) Mendanha faz sua estreia no Rádio e na TV veiculando suas propostas no Horário Eleitoral Gratuito. De acordo com a assessores, em 58 segundos ele terá a oportunidade de se apresentar a todo o Estado, quebrando a barreira do desconhecimento em algumas regiões.

Gilda deputada

A ex-prefeita de Silvânia por dois mandatos, Gilda Naves (Agir) pode surpreender seu principal concorrente na chamada rota da Estrada de Ferro, o ex-prefeito de Vianópolis, Issy Quinan (MDB). O Agir favorece Gilda que vai precisar de 14 mil votos enquanto Issy 35 mil.

Pábio é Zeli

Apoiada pelo prefeito de Valparaíso, Pábio Mossoró (MDB), a vice-prefeita e agora candidata a deputada estadual, Zeli Fritsche (PRTB) teve festa de lançamento oficial na quarta-feira (24). Detalhe: o evento foi no principal reduto da deputada estadual e candidata a federal Lêda Borges (PSDB), Jardim Céu Azul.

Rejeição alta

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (25) pelo portal de notícia da Veja/, mostra que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 42% de rejeição e Jair Bolsonaro (PL) 45%. Como a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, os dois estão tecnicamente empatados neste quesito.