Coluna

Alego anistia 50 mil produtores de multas de R$ 1 bilhão

Publicado por: Venceslau Pimentel | Postado em: 19 de novembro de 2021

No embate com a Secretaria da Economia, que se arrasta a vários meses, o deputado Amauri Ribeiro (Patriota) conseguiu convencer o governo a anistiar de multas de mais de 50 mil produtores goianos que não pagaram a Guia de Trânsito Animal (GTA), no total de R$ 1 bilhão. Mesmo depois do veto da própria Secretaria e da Procuradoria-Geral do Estado, ficou estabelecido um acordo com o governo. Com isso, o veto foi derrubado, pelo placar de 22 votos favoráveis e cinco contra. Ao comemorar o feito, Ribeiro fez questão de frisar que as multas foram aplicadas na gestão do PSDB, de 2014 a 2017, de forma arbitrária.

Com o STF 

Novo integrante da base aliada na Alego, o ainda tucano Talles Barreto relatou pela rejeição do veto do Executivo, sobre a GTA, com base em entendimento do Supremo Tribunal Federal. 

Votação  

Depois de rejeitada em plenário, a CCJ da Alego aprovou a indicação de Railton Nascimento Sousa e Alan Francisco de Carvalho para o Conselho Estadual de Educação, com o aval do líder do Governo, Bruno Peixoto (MDB). 

Interferência  

Ontem, véspera da eleição na OAB Goiás, continuaram críticas mútuas de alguns candidatos, sobre ingerência política na entidade classista, e também de deputados durante a sessão desta quinta-feira. 

Favoritismo  

A assessoria de João Doria registra a divergência entre o presidente do PSDB, José Eliton – que apoio o governador de São Paulo nas prévias do PSDB – e Marconi Perillo, que vai de Eduardo Leite, ao registrar voto favorável da deputada Lêda Borges. E diz que Doria é favorito em Goiás. 

Aplicação  

Para sanar dúvidas de prefeitos em relação a aplicação de recursos do Fundeb, o presidente da Federação Goiana dos Municípios, Haroldo Naves (MDB), protocolou consulta junto ao Tribunal de Contas dos Municípios. 

Recursos  

Ficou acertado com deputados estaduais a destinação de recursos para o município de Goiânia, por meio de emendas ao orçamento do estado de 2022, em conversa coordenada pelo deputado Jeferson Rodrigues (Republicanos). 

Outro foco  

Para evitar atritos futuros, o senador Vanderlan Cardoso (PSD) desconversa sobre uma eventual candidatura ao governo, em 2022. Garante que o partido está focado em emplacar o correligionário Henrique Meirelles como candidato ao Senado na chapa governista.  

Alerta  

Bateu apreensão nos pecuaristas goianos com a informação de que, depois da Chiva, agora é a vez dos Estados Unidos boicotar a carne bovina por questões sanitárias. A categoria vai entrar no circuito junto à bancada federal de Goiás. 

CURTAS  

– O prefeito de Catalão, Adib Elias (Podemos), continua mantendo silêncio sobre a composição de seu ex-partido, o MDB, do qual foi expulso, com o Democratas. 

Compartilhe: