Coluna

Aliança de Caiado com Daniel foi destaque político em 2021

Publicado por: Venceslau Pimentel | Postado em: 01 de janeiro de 2022

De adversário, em 2018, a aliado, em 2022, e com vaga garantida na chapa governista. A grande jogada política do ano foi dada pelo governador Ronaldo Caiado em buscar aliança com o MDB, que não se limita ao pleito do ano que vem. Pode ter reflexo em 2026, com eventual apoio ao presidente do partido, Daniel Vilela, alçado à sucessão de Caiado. Mas a antecipação teve um preço. Caiadistas e partidos aliados têm manifestado insatisfação, a exemplo do presidente da Codego, Renato de Castro (MDB), do presidente da Alego, Lissauer Vieira (PSB), e do prefeito de Anápolis, Roberto Naves (PP). A temperatura subiu neste final de ano, com embates a favor e contra a composição política.  

Vantagem do PSD 

A disputa pela única vaga ao Senado na chapa governista não tem previsão de ser pacificada. O PSD de Vilmar Rocha dá como certa a indicação de Henrique Meirelles, mas o PP de Alexandre Baldy tenta “melar” a escolha, para recair em seu nome. 

Panelaço 

Bolsonaristas goianos entraram na onda de Jair Bolsonaro que, já antevendo um panelaço por conta de seu pronunciamento, ontem, provocou adversários chamando-os para o ato. Mas teve parlamentar que fez questão de mandar recado, com “aceita que dói menos”. 

14º salário 

Na expectativa de deixar a prefeitura em março de 2022, para disputar o governo do Estado, o prefeito Gustavo Mendanha ainda sem partido, anunciou abono de 100% para todos os servidores da Educação. Com dinheiro do Fundeb. 

Repasse  

Na virada do ano, os municípios goianos não têm do que reclamar. Isso porque a Secretaria do Tesouro Nacional injetou nos cofres municipais R$ 155,37 milhões, um acréscimo de 34,61%. 

Prevenção  

Presidente da Fieg, Sandro Mabel opina que Goiás deve se antecipar a medidas preventivas, por conta da fácil disseminação da Ômicron, para não afetar a economia do Estado, como aconteceu em 2020. 

Gazeta  

Tanto na Câmara de Goiânia como na Assembleia Legislativa, o desafio da mesa diretora será o de manter o quórum qualificado para aprovação de projetos, por conta do distanciamento de vereadores e deputados do plenário, por conta das eleições. 

Urgência  

Para dar suporte às ações na área da saúde, em particular no combate ao coronavírus e à onda de gripe na cidade, o prefeito Rogério Cruz comunicou â Câmara abertura de crédito extraordinário de R$ 9 milhões. 

Fake News 

Não procede a notícia da morte do ex-deputado Francisco Gedda, veiculada em alguns perfis de redes sociais nesta quinta-feira, 30, na cidade de Jatai. A família dele diz que ele está bem de saúde e mora na cidade. 

CURTAS 

– O secretário de Governo, Ernesto Roller, citou o ex-procurador da República Deltan Dallagnol, que, segundo ele, se diz justiceiro, para mais uma vez criticar o promotor de Justiça Douglas Chegury, que comandou operação em Formosa, cidade que administrou. 

Compartilhe: