Coluna

Alvo do MP, Juiz Levine Artiaga livrou Cachoeira de tornozeleira

Publicado por: Venceslau Pimentel | Postado em: 26 de outubro de 2021

Envolvido em denúncia de fraudes em decisões de teste de paternidade, o juiz Levine Raja Gabaglia Artiaga, foi afastado das funções em que ocupavam à época, em setembro de 2018, em Juizados Especiais e Varas Criminais da Comarca de Goiânia, depois que autorizou a retirada da tornozeleira eletrônica do contraventor Carlinhos Cachoeira. A decisão partiu do então presidente do Tribunal de Justiça, Gilberto Marques. Artiaga está na mira do Ministério Público que, após a soltura de Cachoeira, entrou com recurso para que o contraventor voltasse a usar o equipamento. Essa é uma das mais de 40 decisões tomadas pelo juiz, em dados levantados pelo Ministério Público de Goiás.  

Soou estranho 

A decisão do juiz, sobre retirada da tornozeleira, a pedido da defesa, se deu três meses depois de Cachoeira começar a usar o equipamento, por ter sido condenado por fraudes em loteria do Rio de Janeiro. 

Novo rombo 

Na gestão do ex-presidente da antiga Agetop, hoje Goinfra, Jayme Rincón, o Tribunal de Contas do Estado detectou um rombo de R$ 5,2 milhões por falta de exigência de garantia por pavimentação de rodovias mal realizada. O órgão assegura que Rincón foi avisado da irregularidade, mas que não teria tomado as providencias para sanar o problema.  

Em votação  

Depois de pedidos de vista de deputados da oposição, a Comissão Mista da Assembleia Legislativa vota nesta terça-feira projeto que o governador Ronaldo Caiado enviou ao Parlamento, para contrair empréstimo de R$ 2,8 bilhões junto ao Banco Mundial. 

Tradição  

A cidade de Anápolis, que sedia o maior polo industrial de Goiás, volta a ter um representante no primeiro escalão do governo, com Joel Sant’Anna Braga na Secretaria da Indústria e Comércio. Braga é irmão do presidente do PP, Alexandre Baldy. 

Plano em debate 

A expectativa na Câmara de Goiânia é de que o novo Plano Diretor da capital seja apreciado antes do recesso de final de ano, que começa em dezembro, com tempo necessário para discutir a matéria com entidades da sociedade civil e de moradores. 

Disputa  

A deputada federal Magda Mofatto (PL) aposta que Jair Bolsonaro irá se filiar ao partido, após o presidente do diretório nacional, Valdemar Costa Neto, escancarar as portas da legenda. Mas outros partidos estão na briga pelo passe do presidente. 

Objeção  

Pelo fato de Jorge Kajuru (Podemos) ter declarado voto contra o projeto que muda as regras do ICMS sobre combustíveis, o deputado Delegado Humberto Teófilo (PSL) diz que o senador se volta contra o consumidor goiano. 

Explicações  

A Comissão de Constituição e Justiça da Alego marcou para hoje 26 uma espécie de sabatina do diretor-presidente da Enel Goiás, José Nunes de Almeida Neto, para explicar os motivos dos problemas com queda de energia elétrica no Estado 

CURTAS 

– Três meses após assumir a presidência da FGM, o prefeito de Campos Verdes, Haroldo Naves (MDB), eleva a entidade à condição de integrar a Câmara Deliberativa do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO).  

Compartilhe: