Alvo dos golpistas
Os millennials (nascidos entre 1980 e 1990) foram os mais afetados por golpes na Black Friday, concentrando 30% das tentativas em 2024. Os dados são do Mapa da Fraude 2025, elaborado pela Serasa Experian.
Esse grupo também liderou as compras online, com mais de 2 milhões de transações. No total, o estudo monitorou 5,2 milhões de compras, movimentando cerca de R$ 3,5 bilhões.
Durante o período, foram interceptadas 32,4 mil tentativas de fraudes digitais, o que evitou um prejuízo estimado em R$ 51,8 milhões. A Região Sudeste registrou o maior número de compras no e-commerce (3,1 milhões), das quais 0,6% foram bloqueadas por suspeita de fraude.
Em alta
A repercussão da megaoperação no Rio de Janeiro fez o governador Cláudio Castro (PL) saltar do 12º para o 4º lugar no ranking de performance online de governadores no país, segundo levantamento da DadoDado Insights Estratégicos.
Castro ganhou uma onda de novos seguidores, comentários e compartilhamentos em suas redes sociais. O levantamento também indica que 85% das interações são de apoio ao político e à operação.
Sem fôlego
O corpo diplomático brasileiro enfrenta um desafio: garantir quórum para a COP30, apesar das dificuldades logísticas e de infraestrutura.
A conferência seria uma vitrine internacional para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas grandes líderes mundiais não estarão presentes, entre eles Donald Trump (EUA), Xi Jinping (China) e Vladimir Putin (Rússia) — todos importantes parceiros comerciais do Brasil.
Tchau, Brasil
O embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben, deixará o cargo após a COP30, em novembro. No posto desde 2008, Alzeben é reconhecido como um dos representantes palestinos mais admirados que passaram pelo país.
O comunicado sobre sua saída foi divulgado pelo portal BSB Flash (@bsbflashoficial).
Opcional
Seis deputados da Comissão de Educação do Congresso da Espanha desembarcaram em Brasília no domingo (2). Eles vieram discutir o ensino de espanhol no Brasil, que deixou de ser disciplina obrigatória nas escolas.
A comitiva pretendia reunir-se com o ministro da Educação, Camilo Santana, mas será recebida apenas pelo assessor Filipe Girardi — o que gerou incômodo entre os parlamentares espanhóis.
Prioridade no lar
Boa ventilação e ar-condicionado foram apontados como prioridades por 36% dos moradores do Distrito Federal na hora de escolher um imóvel, segundo pesquisa da QuintoAndar e WImóveis.
O percentual é maior que a média nacional (26%). O levantamento também mostra que 48% dos brasilienses acreditam que os bairros onde vivem não estão preparados para eventos climáticos extremos.