Coluna

Ana Paula [do Iris] repete o pai ao manter mistério sobre candidatura

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 11 de agosto de 2023

Mais uma vez a empresária Ana Paula Rezende que popularizou o nome para ‘Ana Paula do Iris’, frustra a torcida do MDB para que ela seja a candidata a prefeita de Goiânia em 2024. No evento de posse dos novos núcleos de diversidades do MDB, nesta quinta-feira (10), ela ressaltou a memória do pai, mas frustrou a torcida que esperava um “sim, sou candidata a prefeita de Goiânia”. Bem ao estilo do pai, Iris Rezende, Ana Paula mantém o mistério e empurra a decisão para quando o fim do ano chegar. “Recebo todo esse carinho, esse respeito, como uma homenagem ao meu pai e a minha mãe, Dona Íris, uma mulher que abriu caminhos para que outras mulheres, hoje, pudessem ocupar espaços na política”. Mais uma vez ela “saltou de banda” como diz os goianos e, como o pai, segue fiel o estilo em deixar as decisões no apagar das luzes. Duas leituras têm sido feitas por agentes políticos e formadores de opinião por conta dessa cautela: a primeira, mais óbvia, a empresária avalia se vale a pena expor o legado político do pai em uma disputa incerta. Tanto pode ser um fenômeno eleitoral ou um fiasco, mesmo com aliados fortes como o vice-governador, Daniel Vilela e, por afinidades, Ronaldo Caiado (União), pode dar zebra. Uma coisa é ser o Iris, outra a filha do Iris. O segundo questionamento, mais de caráter econômico, é a exposição que ela terá na mídia, fato que dificilmente passa despercebido, principalmente em tempos de redes sociais sem fronteiras éticas. Essas avaliações devem fazer parte das discussões familiares e também dentro do partido.

Resgate da história e legado

Para o vice-governador e presidente do MDB, Daniel Vilela ter Ana Paula como candidata a prefeita de Goiânia, é o melhor dos mundos pois resgata o projeto original da gestão elaborada por seu pai, Maguito Vilela e ainda cria um grande trampolim político robusto no maior colégio eleitoral de Goiás. O nome de Iris é icônico junto ao eleitorado mais velho, e a jovem Ana Paula pode ampliar esse ativo de votos junto aos mais jovens.

Continua após a publicidade

Muda o quê?

Ter menos carros nas ruas é o sonho da classe média e de quem depende do transporte público, mas a realidade é bem diferente. Como o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) não utiliza transporte público, é bonito dizer que, até o fim de 2023, o Marco Legal do transporte público brasileiro será aprovado no Senado e encaminhado à Câmara dos Deputados. Muda o quê com o Marco Legal?

Palavras bonitas

 “Nós sabemos da importância social e econômica do transporte público para o país. Vou me empenhar pessoalmente para que o PL seja aprovado neste segundo semestre. Precisamos combater a cultura da multiplicação dos automóveis e das motocicletas”, garante Rodrigo Pacheco.

Baiocchi aliado

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio-GO), Marcelo Baiocchi, é um dos líderes classistas que mais defendem as teses do governador Ronaldo Caiado sobre a reforma tributária.

Mais empregos

Marcelo Baiocchi teme que a reforma tributária possa aumentar a taxação no setor de serviços, um dos que mais cresce em Goiás. Só para ter uma ideia, o IBGE mostrou que o setor teve alta de 8,3% no primeiro semestre do ano, gerando milhares de empregos.

Senado ouviu

O relator da reforma tributária no Senado, Eduardo Braga (MDB-AM) parece ter ouvido os apelos do governador Ronaldo Caiado sobre a reforma tributária. Ele anunciou que vai promover mudanças no texto, principalmente no que diz respeito ao Conselho Federativo que vai gerir o IBS, que substituirá ICMS e ISS, justamente o que o governador Ronaldo Caiado defende mudar.

Encontros TCM

O TCMGO promove nesta segunda-feira (14), no Centro de Convenções Goiânia, a 13ª edição do Encontro Regional. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo: tcmgo.tc.br/sophos. A conferência inaugural será realizada pelo Ministro do TCU, Antônio Anastasia. A palestra magna será proferida pelo professor e historiador, Leandro Karnal, que abordará o tema: “Inteligência Artificial: ética, responsabilidade e uso consciente”.

Perto do cliente

A Equatorial Goiás vai percorrer seis cidades do Estado a partir da próxima semana, começando por Águas Lindas (14/08), seguida por Valparaíso de Goiás (21/08), Luziânia (28/08), Anápolis (04/09), Aparecida de Goiânia (11/09) e Goiânia (18/09). O evento permanece uma semana em cada cidade, oferecendo vários tipos de serviços. Vai ouvir muitas queixas de apagões.