Coluna

Ana Paula Rezende sobe na cotação para prefeita em 2024

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 22 de novembro de 2022

O derretimento político do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos) afasta cada vez mais sua reeleição em 2024. Na avaliação do meio político, Cruz não ‘vestiu’ a camisa de líder que administra o município mais importante do estado. Loteou a gestão entre grupos mais interessados em poder do que nos interesses dos cidadãos. Assim, o que não faltam são candidatos para ejetá-lo da principal cadeira do Paço. Na lista de pretendentes, consta o presidente da Câmara de Vereadores, Romário Policarpo – que deve migrar para outra legenda devido o fim do Patriota –, o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) ou a vereadora Aava Santiago e Matheus Ribeiro, também tucanos. Não está descartada a entrada em cena do ex-prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha (Mais Brasil 25) e o deputado estadual, Bruno Peixoto (UB). No entanto, o nome mais consistente e que representa o “fato novo” na política goiana, é a filha de Iris Rezende, Ana Paula Rezende (MDB). Além da força do nome, Ana Paula conta com o apoio do vice-governador eleito, Daniel Vilela e de personagens históricos do partido como Paulo Ortegal entre outros. Ana Paula tem como trunfo, o fato de ter sido fiel escudeira do pai e ter acompanhado quase todos os momentos decisivos da política, portanto, tem credenciais e por isso sua cotação está em alta na corrida para a prefeitura de Goiânia. O MDB tem muito tempo para pavimentar o caminho de Ana Paula.

Fator Mendanha

Embora a lei diga que, quem ocupou cargo executivo não possa candidatar-se novamente no período subsequente, mesmo tendo renunciado até seis meses antes da eleição, juristas divergem sobre o tema. Essa dúvida deve ser motivo de questionamento na Suprema Corte, a exemplo do que fez Delegado Waldir ao pedir candidatura avulsa para o Senado. Essa possibilidade pode colocar o ex-prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha na disputa para prefeito de Goiânia. Com a palavra, os juristas.

Continua após a publicidade

Bruno Peixoto também

Na luta para se firmar como candidato a presidente da Alego, Bruno Peixoto (UB) também quer disputar a Prefeitura de Goiânia em 2024. Se ele conquistar a presidência da Mesa Diretora do legislativo goiano, será um reforço considerável na disputa para prefeito. Além da visibilidade midiática à frente do legislativo estadual, teria maior poder de articulação.

Ontem e hoje

O Projeto Jovem Aprendiz que a primeira-dama Gracinha Caiado apresentou em Bruxelas no Parlamento Europeu, teve sua origem em 1995 no governo de Maguito Vilela. À época, foi batizado de Pró Cerrado e teve como idealizador, o Doutor Joel como era conhecido o pai de Joel Santana Braga, secretário da Indústria e Comércio de Goiás. Doutor Joel era um homem preocupado com as causas sociais.

Corrida pelas mulheres

No domingo (27), a Comissão de Enfrentamento À Violência contra a Mulher (CEVCM) da Subseção de Aparecida de Goiânia, da OAB Goiás, promove a Corrida Pelo Fim da Violência Contra a Mulher. O evento também faz alusão ao Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, comemorado em 25 de novembro.

Era só discurso

Têm Congressistas desconfiados que essa história de que Lula contou durante a campanha que “não era candidato do PT, mas de uma frente pelo resgate da democracia”, era lorota. Basta uma rápida observação nos integrantes do grupo de transição responsável pela elaboração do programa de governo para perceber que o PT é quem está dando as cartas.