Coluna

Análise das Emendas do Plano diretor passarão pelo prefeito

Publicado por: Samuel Straioto | Postado em: 01 de junho de 2021

O grupo de trabalho responsável por análise do projeto de revisão do Plano Diretor fará nesta terça-feira (1), uma apresentação da avaliação das emendas feitas a matéria. O projeto poderá ser encaminhado para o Conselho Municipal de Política Urbana (Compur), depois à Casa Civil e aí ser remetido à Câmara ainda neste mês de junho para que a tramitação seja retomada antes do recesso parlamentar previsto para o dia 15 de julho. “Não falta muito. O Plano Diretor já está encerrado com o grupo de trabalho, agora teremos uma reunião amanhã para apresentação do Plano Diretor já fechado para mim e toda equipe. Vamos pegar todas as justificativas, toda a apresentação, tudo o que foi embutido ou justificado no Plano estaremos apoiando, aprovando e enviando para a Câmara”, comentou o prefeito Rogério Cruz.

Novo relator

Na Comissão Mista da Câmara, há a necessidade de escolha de um novo relator. Na legislatura passada ocupava a função o vereador Cabo Senna (Patriota), No entanto, o parlamentar ocupa a presidência do colegiado e já pensa em nomes para indicar o relatório.

Continua após a publicidade

Histórico

O Plano Diretor vigente em Goiânia foi aprovado em 2007. Por lei, a revisão deveria ter sido feita em 2017. No entanto, o projeto ficou dois anos no Poder Executivo e chegou à Câmara em julho de 2019. O projeto passou pela CCJ, foi aprovado em primeira votação em plenário e chegou até a Comissão Mista da Câmara.

Municípios

A Comissão de Organização dos Municípios, do Poder Legislativo goiano, se reúne nesta terça-feira, 1º, comandada pelo presidente do colegiado, deputado Wagner Neto (Pros). O trabalho pode resultar na alteração das divisas de municípios goianos.

Simpósio

O deputado federal e líder do Partido Social Liberal na Câmara, Vitor Hugo (PSL-GO), promove, durante a Semana do Meio Ambiente, nos dias 1º e 2 de junho, o Simpósio “Desafios ao equilíbrio entre a preservação ambiental e desenvolvimento econômico: os casos do agronegócio, do saneamento e da mineração”, que será realizado no Centro Cultural Oscar Niemayer, em Goiânia (GO).

Meio Ambiente

O ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles estará em Goiânia nesta terça-feira, para participar do evento. Salles é investigado pela Polícia Federal devido à revogação de medidas que proibiam a exportação ilegal de madeira, exoneração de servidores do Ministério e do Ibama que queriam evitar a flexibilização das regras de envio de produtos florestais ao exterior.

Participantes

Entre as lideranças bolsonaristas deverão participar a presidente da Comissão do Meio Ambiente na Câmara Federal, Carla Zambelli (PSL). Os ministros das Minas e Energia, Bento Albuquerque e do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho vão participar do evento por vídeo.

Advocacia Dativa

A Secretaria de Estado do Governo (Segov), efetuou o pagamento no valor de R$ 800 mil à Advocacia Dativa. O repasse é referente ao mês de maio é já foi creditado na conta corrente de 203 advogados que atuaram em 2.380 processos na Justiça, representando a população carente do estado.

RRF

Deputados da base e da oposição na Assembleia Legislativa buscam esclarecimentos junto ao governo sobre possíveis consequência políticas da adesão ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), que deve ocorrer em janeiro de 2022. A situação dos servidores públicos tem sido alvo de reuniões reservadas, por parte dos governistas, e discursos públicos dos opositores.

CURTAS 

– Começa nesta terça-feira (1º) período para que deputados estaduais apresentem emendas relativas PEC do Teto de Gastos. Período será de 10 reuniões ordinárias da CCJ.

– Deputados retomam análise de projeto de lei que autoriza o ingresso de Goiás ao RRF.