Coluna

Apesar da pandemia, Goiânia projeta incremento de receita em 2022

Publicado por: Venceslau Pimentel | Postado em: 04 de novembro de 2021

Lido ontem na Câmara de Goiânia, o projeto que trata da Lei Orçamentária do município para 2022 projeta um acréscimo de 3,8% em relação a 2021. A estimada de receita chega a R$ 6,71 bilhões. “Mesmo com o incremento de receita projetado a proposta foi construído sob um contexto de pandemia e, por isso, trará muitos desafios”, prevê o prefeito Rogério Cruz (Republicanos). Isso porque a conjuntura econômica aponta um cenário desafiador para 2022, caracterizado, principalmente, pela pressão inflacionária e elevação de taxa básica de juros, que eleva o custo médio do crédito e enfraquece o ritmo da atividade econômica. 

Agora não  

Apesar de já ter atingido o percentual de mais de 70% de goianos vacinados contra a Covid-19, com a primeira dose, a Secretaria Estadual de Saúde não cogita abolir o uso de máscaras em ambientes aberto. Até agora, o imunizante chegou ao braço de mais de 5 milhões de goianos. 

Orçamento 

Depois de adiamentos, a Comissão de Finanças da Alego, presidida por Thiago Albernaz (SD), conforma para hoje audiência pública sobre a lei orçamentária do Estado, de 2022, com a presença da Secretária da Economia, Cristiane Schmidt. 

Base aliada 

Da tribuna, Amauri Ribeiro (Patriota) defendeu apenas deputado da base do governo façam a indicação de emendas extras, estabelecidas no orçamento do Estado deste ano. A oposição chiou. 

Tá avisado 

Caminhoneiros, em Goiás, não poderão bloquear rodovias, como tem ameaçado a categoria, insatisfeita com o aumento do diesel. A decisão é do Supremo Tribunal Federal, que abrange outros 19 estados.  

Presencial 

Ao que tudo indica, a realização de sessões hibridas, na Alego, será suspensa, como cogita o presidente da CCJ, Humberto Aidar (MDB). Mas a decisão caberá à mesa diretora, que deve anunciar sessões presenciais nos próximos dias. Mas com uso de máscaras.  

Medidas  

Em reunião ontem pela manhã, a Câmara de Goiânia discutiu a implementação de medidas previstas de aumento da verba de gabinete, mas a Casa informa que não haverá aumento de despesas, já que o valor do duodécimo é fixo. 

Em Anápolis 

O deputado Henrique Arantes (MDB) convidou parlamentares para mais um encontro regional do partido, que acontece em Anápolis, no sábado, coordenado por Daniel Vilela, e disse que o foco será a eleição de 2022. Ronaldo Caiado deve marcar presença. 

Comandante  

E quem vai tomar posse no comando do PSD de Aparecida de Goiânia é a vereadora Camila Rosa, dia 8, avalizada pelo presidente da legenda, Vilmar Rocha. Rosa é aliada do prefeito Gustavo Mendanha (sem partido). 

CURTAS 

– Mesmo com o congelamento da pauta do ICMS sobre os combustíveis, anunciado pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), motoristas de aplicativos de Goiânia anunciam novo protesto em data a ser marcada. A categoria quer o apoio da Câmara de Vereadores. 

Compartilhe: