Coluna

“Apoio a Vilmar Rocha é individual e não do MDB”

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 17 de agosto de 2022

A nota da coluna Giro do jornal O Popular na edição de terça-feira (16), provocou alarido entre os emedebistas sobre uma possível aproximação da sigla com o candidato ao Senado, Vilmar Rocha (PSD). A Xadrez ouviu candidatos a deputado federal do partido, lideranças do agronegócio e prefeitos próximos ao presidente do partido em Goiás e candidato a vice-governador na chapa de Ronaldo Caiado (União Brasil), Daniel Vilela que, prontamente desmentiram uma aliança. Segundo uma dessas fontes ouvidas pela Xadrez que pediu anonimato, “o MDB não tem candidato ao Senado, por isso liberou todos para votarem em candidatos da base do governador, tanto pode ser o Alexandre Baldy (Progressistas), Delegado Waldir (União Brasil) ou Vilmar Rocha (PSD)”. Uma destacada liderança do partido no Sudoeste reafirmou que, “algumas lideranças emedebistas afinadas com a história política de Vilmar Rocha e sua experiência na vida pública, hipotecaram apoio à sua candidatura. Apoio a Vilmar Rocha é individual e não do MDB. Só isso. Não existe discussão no partido sobre este assunto e muito menos sobre 2026”.

Conte comigo!

Gustavo Mendanha (Patriota) tem dito aos auxiliares mais próximos que não fugir de debates e sabatinas. Fará todo o possível para atender os convites não só da mídia, mas também de instituições organizadas da sociedade. Pelo menos quatro debates com a participação de Ronaldo Caiado.

Continua após a publicidade

Caiado, a incógnita

Mantida a polarização entre Ronaldo Caiado (União Brasil) e Gustavo Mendanha (Patriota), os debates tendem a serem acirrados, mas a participação do líder nas pesquisas, Ronaldo Caiado pode não comparecer em todos. Ele sabe que será o alvo preferencial para desgastá-lo.

Não decola

Entre todos os candidatos a senador, João Campos (Republicanos) é o menos demandado pela mídia e de difícil acesso. Sua campanha não decola e pouco se ouve falar nele como candidato.

PL na estrada

Por meio de vídeo nas redes sociais, o candidato ao Governo de Goiás, Vitor Hugo (PL) divulga sua agenda de campanha durante a semana. Começou nesta terça-feira (16) por Jataí e vai percorrer várias cidades do Sudoeste Goiano.

Venceu, mas não levou

João Campos venceu a queda de braço entre o grupo do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos) que resistia na aliança da sigla com Gustavo Mendanha. Venceu, mas não levou o mais importante: votos e apoios. A partir daí, Cruz jogou cal na aliança e abraçou a reeleição de Caiado.

PCO aramaico O programa de governo do Partido da Causa Operária (PCO) é um libelo em comunicação para quem entende de ‘ideologias mortas’, ou talvez aramaico, língua que era falada pelos arameus. Ninguém entende o que o partido propõe a não “a intervenção política independente nas eleições com um programa socialista e de luta por um governo próprio da classe trabalhadora”,???