O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024

Apoios de lideranças políticas do DF aos candidatos do Entorno

De dois em dois anos, ocorre uma revoada de lideranças políticas do Distrito Federal em direção aos municípios que compõem o Entorno de Brasília. Por não ter eleições municipais no Distrito Federal, a maioria dos deputados distritais e lideranças brasilienses no Congresso, dão uma “forcinha” aos pré-candidatos a prefeitos e vereadores da região. Não só […]

De dois em dois anos, ocorre uma revoada de lideranças políticas do Distrito Federal em direção aos municípios que compõem o Entorno de Brasília. Por não ter eleições municipais no Distrito Federal, a maioria dos deputados distritais e lideranças brasilienses no Congresso, dão uma “forcinha” aos pré-candidatos a prefeitos e vereadores da região. Não só pela afinidade de vizinhança, mas pelo fato de que, daqui a dois anos, haverá eleições gerais no país e as lideranças do DF contam com a reciprocidade dos vizinhos goianos. Embora não tenha um quantitativo oficial, estima-se que existam mais de 100 eleitores com títulos de Brasília que moram no Entorno. Esse “pertencimento” dos moradores do Entorno com Brasília, já foi diagnosticado por estudiosos sociais e por isso a interação política. Esse distanciamento da governança de Goiás, começou a perder força a partir dos governos de Marconi Perillo (PSDB) que se fez mais presente na região, o qual o governador Ronaldo Caiado (UB) intensificou com investimentos em infraestrutura, mas principalmente em saúde. Mesmo assim, a interação politica entre o DF e Entorno tem sido intensificada. Nesse jogo de tração eleitoral, três legendas se destacam: Republicanos, PL e Solidariedade. Deputados Republicanos como Júlio César Ribeiro e Fred Linhares (federais) são os mais presentes na região. No entanto, assim que começar oficialmente a campanha, todos os partidos no DF vão atuar no Entorno.

PT foca em eleger vereadores

Diferente de eleições anteriores em que o PT no Entorno raramente ficava fora da disputa para prefeitos nas principais cidades do Entorno, agora o foco é eleger o maior número de vereadores. A cúpula petista avalia que, mesmo Lula tendo sido eleito presidente da República em 2022 com boa votação no Entorno, o PT não elegeu nenhum vereador. A estratégia é reforçar a base para 2026 e em 2028, eleger o maior número de prefeitos.

Schmidt no Youtube
A ex-secretária de Economia do Governo de Goiás, Cristiane Schmidt, agora com mais uma atividade diretora acadêmica da Associação Brasileira de Direito e Economia (ABDE) e entrevistadora no canal da instituição no Youtube. Nesta sexta-feira (31) ele conversou com dois tarimbados economistas sobre os rumos da Previdência Social no país: Paulo Tafner, pesquisador associado da Fipe e Fábio Giambiagi, pesquisador do Ibre/FGV. Vale a pena assistir.

Panelão do Gugu…

…atendeu mais de 50 mil pessoas em Canoas, cidade que teve o maior número de desabrigados no desastre climático do Rio Grande do Sul. Gugu Nader voltou e neste fim de semana (1º/6) cozinha para 5 mil pessoas em Silvânia e anuncia recursos de emenda parlamentar para o município.

Pintado para a guerra

Notícias vindas de Anápolis dão conta que o vereador, Leandro Ribeiro (MDB), mas marimbondo quando ouve o nome do prefeito Roberto Naves (REP). Outrora, amigos e aliados políticos viraram adversários juramentados. Leandro trabalha com afinco para ser o vice na chapa de Mário Corrêa (PL). Quer derrotar o grupo de Naves e colocar o prefeito na lista negra. A conferir.

“É o Pires…

…e não o Santana Gomes”, corrige um atento leitor da coluna sobre a nota na edição desta sexta-feira (31) em que saiu erroneamente a citação da encrenca no PMB. Onde se lê, “Sanfona Gomes”, leia-se ‘Sanfona Pires’. 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também