Segunda-feira, 15 de julho de 2024

Coluna

Apoios de lideranças políticas do DF aos candidatos do Entorno

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 01 de junho de 2024

De dois em dois anos, ocorre uma revoada de lideranças políticas do Distrito Federal em direção aos municípios que compõem o Entorno de Brasília. Por não ter eleições municipais no Distrito Federal, a maioria dos deputados distritais e lideranças brasilienses no Congresso, dão uma “forcinha” aos pré-candidatos a prefeitos e vereadores da região. Não só pela afinidade de vizinhança, mas pelo fato de que, daqui a dois anos, haverá eleições gerais no país e as lideranças do DF contam com a reciprocidade dos vizinhos goianos. Embora não tenha um quantitativo oficial, estima-se que existam mais de 100 eleitores com títulos de Brasília que moram no Entorno. Esse “pertencimento” dos moradores do Entorno com Brasília, já foi diagnosticado por estudiosos sociais e por isso a interação política. Esse distanciamento da governança de Goiás, começou a perder força a partir dos governos de Marconi Perillo (PSDB) que se fez mais presente na região, o qual o governador Ronaldo Caiado (UB) intensificou com investimentos em infraestrutura, mas principalmente em saúde. Mesmo assim, a interação politica entre o DF e Entorno tem sido intensificada. Nesse jogo de tração eleitoral, três legendas se destacam: Republicanos, PL e Solidariedade. Deputados Republicanos como Júlio César Ribeiro e Fred Linhares (federais) são os mais presentes na região. No entanto, assim que começar oficialmente a campanha, todos os partidos no DF vão atuar no Entorno.

PT foca em eleger vereadores

Diferente de eleições anteriores em que o PT no Entorno raramente ficava fora da disputa para prefeitos nas principais cidades do Entorno, agora o foco é eleger o maior número de vereadores. A cúpula petista avalia que, mesmo Lula tendo sido eleito presidente da República em 2022 com boa votação no Entorno, o PT não elegeu nenhum vereador. A estratégia é reforçar a base para 2026 e em 2028, eleger o maior número de prefeitos.

Continua após a publicidade

Schmidt no Youtube
A ex-secretária de Economia do Governo de Goiás, Cristiane Schmidt, agora com mais uma atividade diretora acadêmica da Associação Brasileira de Direito e Economia (ABDE) e entrevistadora no canal da instituição no Youtube. Nesta sexta-feira (31) ele conversou com dois tarimbados economistas sobre os rumos da Previdência Social no país: Paulo Tafner, pesquisador associado da Fipe e Fábio Giambiagi, pesquisador do Ibre/FGV. Vale a pena assistir.

Panelão do Gugu…

…atendeu mais de 50 mil pessoas em Canoas, cidade que teve o maior número de desabrigados no desastre climático do Rio Grande do Sul. Gugu Nader voltou e neste fim de semana (1º/6) cozinha para 5 mil pessoas em Silvânia e anuncia recursos de emenda parlamentar para o município.

Pintado para a guerra

Notícias vindas de Anápolis dão conta que o vereador, Leandro Ribeiro (MDB), mas marimbondo quando ouve o nome do prefeito Roberto Naves (REP). Outrora, amigos e aliados políticos viraram adversários juramentados. Leandro trabalha com afinco para ser o vice na chapa de Mário Corrêa (PL). Quer derrotar o grupo de Naves e colocar o prefeito na lista negra. A conferir.

“É o Pires…

…e não o Santana Gomes”, corrige um atento leitor da coluna sobre a nota na edição desta sexta-feira (31) em que saiu erroneamente a citação da encrenca no PMB. Onde se lê, “Sanfona Gomes”, leia-se ‘Sanfona Pires’.