O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

Arruda chega no PSD chegando, mas a jornada depende da Justiça

Wilson Silvestrepor Wilson Silvestre em 11 de dezembro de 2025
Arruda
Ilustração: Takeshi Gondo

A filiação do ex-governador do DF, José Roberto Arruda, ao PSD, nesta quinta-feira (11), é precedida de expectativas no meio político local, principalmente pelos potenciais adversários. Os mais atentos são os partidos de esquerda, que terão dois adversários fortes. Neste momento, o maior deles é a vice-governadora Celina Leão (PP), candidata a permanecer no Palácio do Buriti no lugar do atual titular, Ibaneis Rocha (MDB). Na sequência, de acordo com as pesquisas, é Arruda. Portanto, os candidatos do PSB ou do PT terão que conquistar muitos votos para alcançar esse objetivo.

Arruda é um político inteligente, sabe fazer cálculos políticos e, diferente do PL, onde seus movimentos eram limitados, no PSD recebeu a garantia do presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab, de que terá todo o apoio. O primeiro sinal dessa ‘carta branca’ pode ser aferido na visita que Arruda fez à bancada do PSD no Congresso. “Vim convidá-los pessoalmente para nossa filiação. Vocês sabem o quanto é difícil recomeçar na vida política. Por isso, vocês serão bem-vindos nesta quinta-feira (11), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.”

Pela mobilização de lideranças nas cidades administrativas do DF e de parlamentares, Arruda chega ao PSD chegando, mas a jornada par ser eleito depende do humor da Justiça. Por mais esforço que se faça para dar uma interpretação de que o STF vai ignorar a alteração na Lei da Ficha Limpa, é pule de dez que haverá questionamento judicial impetrado pela esquerda ou mesmo de gente ligada ao MDB de Ibaneis Rocha.

Arruda oferece a vice para Paula
Circula em alguns blogs de Brasília que a deputada distrital Paula Belmonte (PSDB) teria recebido uma censura de José Roberto Arruda para ocupar a vaga de vice. A coluna apurou junto a pessoas próximas à deputada que seu objetivo não é esse e, sim, disputar o governo. Para Arruda, seria uma tacada e tanto, mas Paula estabeleceu como estratégia ampliar a base tucana e agregar outros partidos ao projeto. Hoje ela conta com o Solidariedade do ex-senador Antônio Reguffe.

Michelle é Celina
Nos bastidores do serpentário político de Brasília, a ex-primeira-dama do País, Michelle Bolsonaro (PL), é um lago de mágoas devido à ‘puxada de tapete’ que ela levou com a entrada de Flávio Bolsonaro como porta-voz do pai. Devido à essa rasteira, dizem que ela vai até o fim no apoio à amiga Celina Leão (PP). Mesmo que o partido deixe de apoiar a vice, Michelle deve continuar aliada.

Agenda de Wilder
O senador Wilder Morais (PL) começa sua agenda bem cedo nesta quinta-feira (11) com assessores, às 10h toma café com a cúpula da Igreja Assembleia de Deus Ministério Fama, voa para Rio Verde, onde concede entrevista a uma rádio e visita duas instituições filantrópicas. No fim do dia, vai para Jataí, onde dá sequência ao projeto Rota 22. Na sequência, participa com o prefeito Geneilton Assis (PL) de inauguração da decoração de Natal da cidade e entrega de obras. Acompanham Wilder todos os deputados estaduais e lideranças do partido de Goiânia.

Orgulho de Rio Verde
O prefeito de Rio Verde, Wellington Carrijo (MDB), diz que o novo Hospital Municipal será o mais moderno de Goiás, superando até o de Aparecida de Goiânia, o HMAP. O custo mensal será de R$ 17 milhões custeados com recursos da prefeitura e convênios com os governos do Estado e federal. Deve gerar 700 postos de trabalho.

Verdade de Simone
Em nota distribuída à imprensa, a prefeita de Formosa, Simone Ribeiro, rebate seus adversários políticos, que “fazem uma campanha sistemática contra a gestão”. Segundo ela, após a conclusão do Inquérito Policial instaurado para apurar a retirada de maquinário da garagem municipal, a verdade está clara e documentada. “O relatório apresentado pela Polícia Civil é categórico: não houve crime, não houve dolo, não houve qualquer ação que configurasse desvio, apropriação ou benefício indevido por parte de mim ou de qualquer servidor da Prefeitura de Formosa.” Mais informações no portal de notícias ohoje.com.

Preso e sem recurso – O martírio do ex-presidente Jair Bolsonaro só está começando. Bem diferente da prisão de Lula, que manteve todos os seu proventos, Bolsonaro acaba de perder todos os benefícios e direitos vitalícios por ter sido presidente da República.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.