O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Arruda no PSD não muda apoio de Paulo Octávio ao governo de Ibaneis

Wilson Silvestrepor Wilson Silvestre em 5 de dezembro de 2025
PSD
Ilustração: Takeshi Gondo

Na atual quadra da vida política brasileira, nada causa mais espanto ou surpresa, nem se um pretendente a cargo majoritário, seja para presidente da República ou governador for atropelado por um azarão. O Distrito Federal serve perfeitamente para ilustrar o quanto a política não é uma ciência exata e muito menos estática. Isto porque há menos de um ano o quadro dava que a vice-governadora Celina Leão (PP) trafegava no serpentário político do DF como favorita a conquistar a vaga do governador Ibaneis Rocha (MDB). Até o possível apoio da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) Celina e Ibaneis davam como certo.

Agora o cenário se alterou substancialmente com a entrada em cena do ex-governador José Roberto Arruda. Ele era o puxador de votos do PL para deputado federal, mas a mudança na Lei da Ficha Limpa pode colocá-lo na pista de corrida rumo ao Palácio do Buriti. Com isso, o PL pode perder, não só Arruda, mas o deputado federal Alberto Fraga e o senador Izalci Lucas. Se concretizar essa diáspora, o PL sofrerá um baque que tem tudo para desidratar o maior partido de direita no DF. Esse possível cenário é tudo que Ibaneis, pré-candidato a senador, e Celina, a governadora, querem evitar.

No entanto, essa sangria é inevitável devido a Arruda ter acertado com o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, sua filiação no próximo dia 15. A conversa foi testemunhada pelo presidente regional da legenda, empresário Paulo Octávio. “Eu havia convidado o Arruda para disputar a vaga de deputado federal pelo PSD, mas ele mudou de ideia e quer disputar o governo. Tudo bem, ele é bem-vindo, mas o meu apoio continua sendo ao governador Ibaneis para o Senado e Celina governadora”, disse à coluna. Paulo Octávio pondera que é muito cedo para definir candidatura, notadamente quando se tem uma pendência judicial.

Caminhadas e reuniões juntos
Desde o anúncio de que Michelle Bolsonaro e o PL iriam apoiar as pré-candidaturas de Ibaneis Rocha para o Senado e Celina Leão ao governo que o senador Izalci Lucas entrou em estado de alerta. Ele trabalha para ser candidato a governador pela legenda, conforme acordo com o senador Rogério Marinho. Mas a amizade entre Celina e Michelle atropelou os planos de Izalci. O resultado desse apoio estimulou a saída de Arruda do PL e, possivelmente, do deputado federal Alberto Fraga. Mas em política nada é definitivo e muda na rapidez de um raio.

Lá e cá
A pré-candidatura a governadora do DF da deputada distrital Paula Belmonte (PSDB) coloca o partido Solidariedade numa posição desconfortável no Entorno do Distrito Federal. Em Goiás, é aliado de Daniel Vilela (MDB), pré-candidato a governador adversário de Marconi Perillo (PSDB). Então fica combinado: em Goiás o Solidariedade é adversário dos tucanos e, no DF, aliado do PSDB e adversário do MDB.

Faltam recursos
O Encontro Anual de Gestores Públicos, promovido pela FGM e pela AGM, terminou nesta quinta-feira (4) com saldos pessimistas dos prefeitos sobre a situação financeira dos municípios: poucos recursos e muitas demandas. Não é só retórica. Um levantamento da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) mostra que 62 municípios goianos só conseguem manter a própria máquina pública graças aos repasses dos governos estadual e federal.

Marussa comemora
A deputada federal por Goiás, Marussa Boldrin (MDB), comemora mais uma conquista para a cadeia do leite no País. “Nesta terça-feira (2), demos um passo histórico para fortalecer quem produz alimento de qualidade e move o agronegócio. Foi criado o Grupo Interministerial Permanente do Leite, que vai acompanhar de perto toda a cadeia produtiva e garantir avanços importantes para o setor. Essa medida assegura a continuidade do processo antidumping, fundamental para combater importações predatórias e proteger nossos produtores”, pontua Marussa.

Prado ‘diplomata’
O deputado estadual Delegado Eduardo Prado (PL) foi oficialmente admitido nesta terça-feira (2) como associado da Câmara de Comércio Brasil-Portugal Centro-Oeste/Goiás (CCBP-CO/GO) em Goiânia. Eduardo Prado foi nomeado representante de Assuntos Parlamentares, com mandato vigente até 2029. A indicação reconhece a atuação do deputado em favor do fortalecimento das relações institucionais, econômicas e culturais entre Goiás e Portugal.

União Progressista – Finalmente União Brasil e o Progressistas formalizaram o pedido de registro ao TSE, nesta quinta-feira (4), para a federação União Progressista (UPB). A intenção das lideranças dos dois partidos é, em breve, transformar a federação em um grande partido de centro-direita.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.