Coluna

Assembleia leva Humberto Teófilo ao Conselho de Ética

Publicado por: Venceslau Pimentel | Postado em: 10 de dezembro de 2021

O Conselho de Ética da Assembleia Legislativa deve receber, na próxima terça-feira, pedido para averiguar a conduta do deputado Delegado Humberto Teófilo (PSL), pela divulgação de vídeo em que aponta 25 parlamentares que votaram a favor da PEC do Governo, que trata de mudanças na distribuição de ICMS aos municípios. O que está em xeque é o fato de o deputado pesselista sustentar que a proposta congela ou veda a redução do ICMS sobre combustíveis. Autor do pedido, Henrique Arantes (MDB) já antecipou o assunto ao presidente do Conselho de Ética, Gustavo Sebba (PSDB). O regimento prevê perda de mandato, entre outros, por conduta incompatível com o decoro parlamentar. 

Fake News 

Em nota, a Alego repudia o vídeo de Humberto Teófilo e diz que se trata de uma mentira, pois a PEC do ICMS não veda, em nenhum de seus dispositivos, reduções no valor das alíquotas dos combustíveis. 

Continua após a publicidade

Gentleman  

Da tribuna, a deputada tucana Lêda Borges destacou a gentileza do vice-governador Lincoln Tejota (Cidadania) por citá-la, e também Adriana Accorsi (PT), em discurso no jantar de confraternização do qual o governador Ronaldo Caiado também marcou presença. 

Obstrução  

A oposição tentou obstruir, na Comissão Mista, a votação do projeto do Governo que autoriza o Ipasgo a vender ao Estado o Hospital do Servidor, mas não conseguiu. Agora, Antônio Gomide (PT) vai apresentar emenda para que a categoria participe do debate antes de qualquer desfecho no plenário. 

Tumulto  

Para o deputado Henrique Arantes (MDB), há uma tentativa de tumultuar o meio de campo, colocando a filha de Iris Rezende, Ana Paula, no jogo sucessório. Garantiu que o partido está fechado com Daniel Vilela como vice na chapa governista.

Dilema  

Aliado do governo, o deputado federal Lucas Vergílio (Solidariedade) poderá ter de apoiar Lula, em 2022, já que o ex-governador Geraldo Alckmin deve se filiar ao partido para ser vice do presidenciável petista.  

Desafio 

Com o lançamento de chapa única, o ex-procurador-geral de Justiça Benedito Torres será eleito hoje presidente da Associação Goiana do Ministério Público, num momento em que a autonomia do Ministério Público é colocada em xeque. 

Engavetado 

Alegando que a presidente nacional do Podemos, Renata Abreu, não teria disponibilidade na agenda para vir a Goiânia receber título de cidadania, o vereador e correligionário Ronilson Reis pediu o arquivamento de sua proposta, que tramitava desde fevereiro.

Ao arquivo  

Depois de orientar a base aliada a derrubar requerimento de convocação do diretor-geral de Administração Penitenciária, Franz Augusto Rasmussen, para depor sobre suposta fraude no fornecimento de marmitas para o sistema prisional de Goiás, o líder do Governo, Bruno Peixoto (MDB), informou que o mesmo está de férias. 

CURTAS 

– Durante a próxima semana, a partir de segunda-feira, a Assembleia realiza sessões extraordinárias para tentar esgotar a pauta antes do recesso de final de ano. 

– Brasiliense, o presidente da Câmara de Goiânia, Romário Policarpo (Patriota), receberá da Alego cidadania goiana.