Coluna

Ataques de Lula a ruralistas amplia protagonismo do agro

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 05 de setembro de 2022

Desde a crise econômica provocada pelo governo do PT/Dilma Rousseff, o agronegócio brasileiro passou a ser o principal protagonista da balança comercial. Não só na sustentação da produção de alimentos, mas também na geração de empregos, principalmente indiretos. Em Goiás, a vitória de Ronaldo Caiado em 2018 logo no primeiro turno, se deve muito aos conservadores ligados ao agro, segmento que tem em Caiado seu maior expoente nacional. Agora, nesta eleição de 2022, um novo ingrediente pode unir ainda mais os conservadores: Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No dia 25 de agosto, logo depois do debate na Globo, Lula chamou os empresários rurais de “fascistas e direitistas”. A frase alastrou como um rastilho de pólvora pelo País, unindo mais do que nunca o setor que entrou em cena para eleger o maior número de representantes no Congresso. Bem que Lula tem feito tentativas para consertar a frase, mas pela movimentação em Goiás, o agro vai ampliar o protagonismo político.

Goiás é agro
Até bem pouco tempo, os candidatos a deputados federais ligados ao agro tinham atuações tímidas, a exceção é a candidata Marussa Boldrin (MDB) que faz uma campanha mais estruturada em relação aos demais. Depois da fala de Lula — que vem tentando se redimir do estrago —, candidatos identificados com o setor pode chegar aos 10% dos 4.870,365 eleitores aptos a votarem, algo em torno de 487 mil votos.

Quer mais
Dos 249 deputados federais que compõe hoje a Bancada Ruralista, a maioria deve ser reconduzida novamente ao cargo. Dois fatores são responsáveis para ampliar este número: a mobilização nacional do setor para ampliar seus representantes e a baixa renovação no legislativo. No entanto, especialistas afirmam que parlamentares ligados ao agro, a maioria será reeleita. No Senado são 39 ligados ao setor.

Continua após a publicidade

Salim é Pop
O deputado estadual e candidato à reeleição Cairo Salim (PSD) tem apoio, além do segmento evangélico também do agronegócio. Em algumas cidades onde o agro é forte, Salim conta o apoio de empresários ligados a pecuária e grãos. Ele também faz dobradinha com o deputado federal e candidato à reeleição, Glaustin da Fokus (PSC).

Campos é Hildo
O candidato ao Senado na chapa de Gustavo Mendanha (Patriota), João Campos (Republicanos) gravou vídeo ao lado do ex-prefeito de Águas Lindas e candidato a deputado federal, Hildo do Candango (Republicanos) selam dobradinha no Entorno.

Kitão e Gabrilli
Autor da lei que autoriza Goiânia a distribuir medicamentos prescritos à base de Cannabis medicinal pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o vereador e candidato a deputado federal, Lucas Kitão (PSD) ganhou, indiretamente, uma aliada de peso em sua proposta para levar o projeto para o Congresso. Trata-se da senadora e candidata a vice de Simone Tebet, Mara Gabrilli. Ela é tetraplégica e defende o tratamento e distribuição do Canabidiol CBD pelo SUS, assim como Kitão.