Coluna

Atuação da Guarda Municipal pode virar problema para Rogério Cruz

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 19 de maio de 2023

Em 2022, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que as “Guardas Civis Municipais (GCMs) não podem exercer atribuições que são exclusivas das polícias Civil e Militar”. No entanto, em Goiânia essa determinação tem sido cada vez mais ignorada. Não raro, episódios envolvendo a GCM, teoricamente, comandada pelo prefeito Rogério Cruz (Republicanos), têm sido registrados pela mídia e redes sociais em casos que extrapolam suas funções. No episódio mais recente, conforme registrado pelo repórter Italo Wolff, do portal de notícia Jornal Opção, um dos guardas pretorianos do município teria atirado na perna de um homem na Região da 44. Soma-se a este incidente a insatisfação dos motoristas goianienses com a GCM fiscalizando e aplicando multas de trânsito. A OAB de Goiás entrou com ação na Justiça questionando a atribuição. A continuar nessa toada, mais uma encrenca que pode virar discurso negativo à reeleição de Rogério Cruz.

Renato não volta ao MDB

O deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Goianésia, Renato de Castro (UB), mantém canal aberto nas conversas com o presidente do MDB e vice-governador, Daniel Vilela, mas está descartado seu retorno à legenda. Vão costurar a aliança, se possível, tendo o MDB na vaga de vice.

Continua após a publicidade

Gugu favorito

Em política, quem erra menos tem mais chances de vencer um pleito. O deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Itumbiara, Gugu Nader (Agir), segue à risca esse conceito. Até agora, é favorito a desbancar o atual prefeito do município, Dione José de Araújo (UB).

Mano a mano

Gugu vai sugerir ao governador Ronaldo Caiado deixar a disputa entre ele e Dione no ‘mano a mano’. “Não importa quem saia vencedor em 2024. Caiado vai continuar tendo o meu apoio e a vida segue”, garante Gugu.

Pábio e Yvelônia

Para concluir sua estratégia em fechar o cerco político à principal oponente, deputada federal Lêda Borges (PSDB), o prefeito de Valparaíso, Pábio Mossoró (MDB), terá que trazer Maria Yvelônia (Republicano) para a mesa de conversas.

Valor político

Além do currículo profissional, Yvelônia tem o respaldo da cúpula e lideranças do Republicanos em Goiás e do Distrito Federal, como a amiga e senadora Damares Alves. Somam-se a ela, o deputado estadual Ricardo Quirino e João Campos. (Especial para O Hoje)