Coluna

Austeridade e ‘dureza’ de Caiado é aprovada por 61.9% dos goianos

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 16 de março de 2023

O País ainda vive com expectativas e incertezas quanto ao futuro, mesmo o presidente Luiz Inácio Lula (PT) tendo, até agora, 40% médio da confiança dos brasileiros. Mas, as contestações sociais perduram, sinalizando uma divisão que beiram um sentimento generalizado. No entanto, diferente do cenário nacional, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB) vive um momento singular como gestor público. Pouco mais de 2 meses de seu segundo mandato, Pesquisa Serpes/O Popular divulgada nesta quarta-feira (15), colhe números festejados para um governante que tomou decisões duras, contrariou interesses corporativistas e políticos no seu primeiro mandato. Foi reeleito com as bênçãos do cidadão-eleitor sem pedir duas vezes, feito que o torna singular na história recente da política em Goiás. Caiado sai da grande massa de políticos e migra para o andar dos estadistas. Goste ou não de seu estilo assertivo, às vezes rude, mas franco e objetivo. Esse estilo caiu no gosto da população, principalmente os que mais necessitam da ação do Estado para resolver suas demandas básicas. Assim, os 61,9% entre ótimo (28,4%) e bom (33,5%), na percepção da população goiana, mostra que, além dos números, Caiado resgatou a autoestima e a confiança dos goianos na política. E tem mais: se acrescentar o regular (23,6%), chegaria a mais de 85% de aprovação. Reafirmo: Caiado é o principal protagonista da eleição de 2024 e 2026. Alguém duvida?



Aplausos ao Vlmar

Numa iniciativa da bancada do PSD na Alego, o presidente da legenda em Goiás, Vilmar Rocha foi homenageado nesta quarta-feira (15) com sessão solene em comemoração aos 40 anos de vida pública. A solenidade foi comandada pelo presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB) e contou com a presença do vice-governador, Daniel Vilela (MDB), representando o chefe do Executivo, Ronaldo Caiado (UB).

Continua após a publicidade

Appy em Goiânia

Acompanhado do deputado federal, Glaustin da Fokus (PSC), o secretário executivo do Ministério da Economia, Bernard Appy participa nesta quinta-feira (16) de debate sobre a proposta do governo para a Reforma Tributária. A Adial Brasil e o Fórum de Entidades Empresariais de Goiás são os principais participantes

Pinato otimista

O deputado federal e presidente da Frente Parlamentar Brasil-China e da Frente Parlamentar dos Brics, Fausto Pinato (PP-SP) disse à Xadrez que “Após quatro anos de tumulto no ambiente político e esquecimento pelo antigo governo, os Brics poderão ser um braço importante nesta retomada do crescimento econômico pelo Brasil”.

Artigo Schmidt

Em artigo publicado na edição desta quarta-feira (15) no jornal O Estado de S. Paulo, secretária de Economia de Goiás, Cristiane Schmidt faz uma alerta sobre as perdas de receitas sobre as contas dos estados devido a perda de ICMS. “Seria desejável que as autoridades [dos três Poderes] evitassem uma crise fiscal nos Estados a partir de 2023. Seria um desastre também para a União e para o País”.

No PIX, ou cartão

A Câmara Municipal de Goiânia inicia nesta quinta-feira (16) a discussão sobre um projeto de lei que autoriza o pagamento de taxas de serviços públicos com PIX ou cartões. Projeto é do vereador Lucas Kitão (PSD) e facilita, por exemplo, o pagamento do ingresso do Jardim Zoológico.

Viva o Boto!

A natureza e o meio ambiente agradecem. O site da Semad de Goiás liberou  a partir desta quarta-feira (15), uma cartilha sobre o boto-do-Araguaia, espécie ameaçada de extinção e que habita nas bacias do Tocantins e do Araguaia. O download é gratuito.