Coluna

Autonomia do DF sob pressão preocupa empresários e políticos

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 14 de janeiro de 2023

Mais do que um rastro de depredação nas sedes dos três poderes, a horda de vândalos deixou uma nuvem de incertezas pairando sobre o Distrito Federal quanto a sua autonomia administrativa no controle das forças de segurança pública. O aparato policial custa, em média por ano, algo próximo de R$ 23 bilhões ao contribuinte brasileiro. Toda esta montanha de dinheiro é repassada pelo Governo Federal. A preocupação de lideranças políticas e empresariais, é quanto ao futuro da autonomia conquistada pelos brasilienses a partir dos repasses do Fundo Constitucional assegurados desde 2002. Declarações dos novos donos do poder, trombeteia que precisa federalizar as forças de segurança e retirar os recursos do governo local. Líderes como o deputado federal e emedebista histórico, Tadeu Filippelli e o senador Izalci Lucas (PSDB), foram os primeiros a virem a público defender o governador (afastado pelo STF) Ibaneis Rocha. Filippelli acredita que não haverá retaliação do governo Lula contra o DF. “O momento é de união e não acredito que o governo federal faça isso com o DF”. Na mesma linhas de defesa, segue o senador Izalci que já agendou audiência com o ministro da Justiça e Segurança, Flávio Dino para ponderar sobre a autonomia do DF. “Entendo que se ocorrer uma medida dessas, todos perdem, não só o DF mas também o governo federal, por isso, minha defesa incondicional do repasse do Fundo Constitucional”.

“Ibaneis deve voltar”

Tadeu Filippelli defende que o governador Ibaneis Rocha deve voltar ao cargo assim que as investigações forem concluídas. “Sou um homem de diálogo e acredito que devemos somar forças em busca de conciliação do país e não dividi-lo”. Tadeu lembra que já foi oposição ao PT, mas também em nome do dialogo a favor do DF, foi eleito como vice na chapa petista.

Continua após a publicidade

Marconi ativo

Ao ser questionado pela Xadrez nesta sexta-feira (13), sobre o ‘mergulho político’ após a eleição, o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) disse que estava cuidando de coisas pessoais, mas que tem sido constante nas redes sociais. “É só me seguir no Twitter, Facebook e no Instagram. Sempre faço postagens de minhas atividades”, recomendou.

Prefeitos do Entorno

Na quinta-feira (12), os prefeitos de Novo Gama, Carlinhos do Mangão, Luziânia, Diego Sorgatto e de Santo Antônio do Descoberto, Aleandro Caldato, acompanhados pelo deputado estadual do Entorno, Wilde Cambão, tiveram audiências com o secretário de Infraestrutura, Pedro Sales discutindo demandas dos municípios.

Magela na Caixa

O ex-deputado federal e ex-secretário de Habitação do GDF no governo do petista Agnelo Queiroz, Geraldo Magela foi indicado vice-presidente da Caixa Econômica Federal (CEF). Magela tem bom trânsito entre os setores produtivos do Distrito Federal e bom trânsito entre lideranças partidárias.

Bom para Valparaíso

Magela na Caixa será um aliado importante para o ex-vereador e candidatíssimo a prefeito de Valparaíso, Professor Silvano (PT). Eles são amigos e Magela sempre ajudou Silvano nos embates eleitorais em que disputou.