Coluna

Autor da PEC de extinção do TCM se ausenta de votação na Alego

Publicado por: Venceslau Pimentel | Postado em: 16 de junho de 2021

O arquivamento da Proposta de Emenda à Constituição que extinguia o Tribunal de Contas dos Municípios, pela Alego, de autoria do deputado Henrique Arantes (MDB), marcou o epílogo de um processo que vinha se arrastando desde o dia 27 de abril. Mas já era previsto com a aposentadoria de Nilo Resende, o que sela a indicação de Humberto Aidar (MDB) para o TCM. A PEC foi arquivada por 26 votos a favor, mesmo número de assinaturas para a apresentação da proposta. Major Araújo (PSL) lamentou o recuo de quem subscreveu a PEC, inclusive de Henrique Arantes, que não participou da sessão da Assembleia. Assim, o TCM resiste, como aconteceu há 24 anos, quando o MDB tentou extingui-lo. 

Já esperava 

Com isso, prevaleceu a articulação do PSDB, através de Talles Barreto, que relatou pela preservação do órgão de contas, atendendo a lobby do TCM, preservando três nomes indicados pelas gestões tucanas. 

Continua após a publicidade

Sossego  

Prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo (PSD) comemorou liminar da Justiça que suspende processo instaurado pela Câmara de Vereadores, que prevê o impeachment dele. Pellozo nega irregularidades em sua gestão. 

Chamuscado  

Já cambaleante pelo resultado das urnas, em 2018, a articulação do PSDB para tentar chegar a um nome para disputar o governo, em 2022, é nocauteada, com o presidente da legenda, Zé Eliton, sendo alvo de buscas da Polícia, que apura suspeita de desvios de milhões na antiga Agetop. 

Sem manifestação 

A Operação Terra Ronca não mereceu nenhum comentário nas redes sociais de Zé Eliton e de Marconi Perillo, que mapeou o período de 2013 a 2018, que teria causado prejuízos de R$ 46 milhões. 

Indagação  

Alguns deputados governistas querem saber aonde estava o Tribunal de Contas do Estado que não investigou supostas irregularidades da Agetop, sobre trecho de rodovia alvo da operação da Polícia Civil. 

Ao Senado 

O secretário da Fazenda de São Paulo, Henrique Meirelles, não está no “leilão” oferecido pelo presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, para a disputa presidencial, reforçando a pretensão dele de disputar o Senador por Goiás. 

Sem acordo 

Em plena disputa interna pelo controle do Progressistas em Goiás, o deputado federal Professor Alcides, e o presidente da sigla, Alexandre Baldy, pousaram para foto em encontro hibrido do partido, em Brasília. O parlamentar avisou que a questão ainda não foi pacificada. 

Sobrevoo  

Há quem aposte na filiação do deputado tucano Francisco Oliveira ao Patriota, tão logo o partido decida pela sua expulsão. Ele mantém boa relação com o prefeito de Trindade, Marden Júnior, que é do Patriota. 

CURTAS 

– A Enel Distribuição garante que está investindo, em 2021, mais de R$ 180 milhões na instalação de equipamentos telecomandados na rede elétrica do Estado.  

– Tem audiência pública, hoje, na Câmara de Goiânia, sobre projeto de reinclusão da coleta de lixo dos condomínios horizontais, proposta por Lucas Kitão (PSL).