Terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Coluna

Baldy adotou o confucionismo como filosofia política para o PP

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 09 de dezembro de 2023

Numa sociedade polarizada entre bolsonaristas e lulopetistas, os partidos que atuam dentro do espectro de centro-direita e direita conservadora tentam se adaptar às mudanças de humor desse eleitorado que, registra-se, é maioria entre os brasileiros. Dentre as legendas que buscam se equilibrar na gangorra do poder da vez, encontra-se o PP, que é governo, mas parte de seus eleitores desconfia dessa aproximação. No entanto, esse paradoxo não afeta os Progressistas goianos. Tanto que não se tem notícia pública de desagrado com o PP nas tratativas com Lula. Essa calmaria entre os filiados se deve muito ao estilo confuciano adotado pelo presidente regional da legenda, Alexandre Baldy. Discreto, avesso à mídia pequi e focado em resultados, Baldy tem preferido passar ao largo de qualquer publicidade sobre seus feitos no governo de Ronaldo Caiado. Para os mais próximos, a avaliação é que a convivência com os chineses da BYD moldou as características políticas de Baldy. “Ele já era discreto e contido, mas agora age como um discípulo de Confúcio, o filósofo que influencia executivos chineses”, garante um aliado. Um exemplo desse ‘modo avião’ é sua atuação junto ao governo do presidente Lula em favor de Goiás. Sem trombetear ou tocar bumbo, tem conseguido recursos para construir milhares de casas a custo zero. No campo político, após o prefeito de Anápolis, Roberto Naves, migrar para o Republicanos, Baldy literalmente tem mantido as tratativas partidárias com lideranças o mais distante da mídia. “Ele quer evitar ti-ti-ti que possa provocar mal-estar na base caiadista”, conta um prefeito pepista.

Passos silenciosos dos chineses

Assim como aconteceu com o mercado americano nos anos 1980-90, quando os japoneses invadiram o mercado automobilístico dos EUA e provocaram uma revolução no consumo, o mesmo está prestes a acontecer no Brasil. Os carros chineses, principalmente da BYD, viraram a nova onda da classe média e, segundo executivos asiáticos, a tendência é cair o preço. Lembre-se: os chineses caminham silenciosamente.

Continua após a publicidade

Nelto magoado…

Alô, Baldy! Apoiadores do deputado federal José Nelto em Catalão disseram à Xadrez que ele é tratado a pão e água no PP. Não tem nenhum diretório e, para piorar as mágoas, foi cortado das inserções do partido na televisão.

… e fora do PP

A falta de espaço dentro do Progressistas, segundo aliados, pode motivar a saída da legenda assim que tiver uma janela partidária. “Zé Nelto tem mais de 30 prefeitos que o acompanham em outro partido, principalmente dentro da base caiadista”, conta a fonte.

Waldir avança

Acendeu o sinal vermelho na turma do prefeito de Aragoiânia, Zé Garcia (UB). O motivo é o avanço discreto, porém constante, do empresário e pré-candidato a prefeito do município, Waldir [da Fokus] Rios (Podemos). Ele passou a ser o principal assunto político da cidade e praticamente fechou alianças com as mais representativas lideranças do município.

Festa política

Neste domingo (10), o empresário e pré-candidato a prefeito de Cidade Ocidental, Antônio Lima (UB), comemora seus 97 anos com uma legião de amigos. Lima é um pioneiro no município, primeiro prefeito eleito e amigo do governador Ronaldo Caiado há mais de 35 anos.

Vídeo de Caiado

Embora não possa comparecer presencialmente, Caiado gravou vídeo parabenizando o amigo e escalou o secretário da Seinfra, Pedro Sales, para representá-lo. O aniversário de Antônio Lima tende a ser o maior acontecimento político do município neste final de ano. (Especial para O Hoje)