Coluna

“Baldy está mais focado nos carros da BYD do que no PP”

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 14 de novembro de 2023

A frase acima que originou o título é de um prefeito goiano que conversou com a coluna na quinta-feira (9). Ele articula a saída do partido e justifica que ninguém consegue conversar com o presidente Alexandre Baldy. “Quem nos atende sempre é o deputado federal Adriano”, diz a fonte. “A gente sente que o Baldy está mais focado nos carros da BYD chinesa do que nos problemas políticos do PP”, ironiza o prefeito. De fato, Baldy sumiu dos eventos do partido e do noticiário político goiano, mas não da mídia de economia nacional. Observadores políticos atentos conjecturam que Alexandre Baldy dá mostras de recuo ao projeto para disputar uma das duas vagas ao Senado em 2026. Partem do princípio de que se ele tivesse interessado mesmo, teria montado uma estrutura para ampliar sua base no interior. Ao contrário de outras legendas, como Republicano, PL, MDB, União, PSDB, SD, entre outras que intensificam tratativas em busca de nomes competitivos para a disputa eleitoral de 2024, o PP, salvo algumas ações do deputado federal Adriano do Baldy, pouco se ouve falar em candidaturas robustas. Até mesmo em Anápolis, onde era forte, o PP perdeu tração com a saída do prefeito de Anápolis, Roberto Naves, agora presidente do Republicanos em Goiás. Se continuar nessa sangria de quadros, por mais visibilidade que o PP tenha a nível nacional e literalmente embarcado no governo Lula, a situação em Goiás tende a piorar, afinal, a maioria do eleitorado goiano é de direita e o que não faltam são partidos dentro desse espectro ideológico.

Antes era Ciro Nogueira, agora é Lira

Até há bem pouco tempo, Alexandre Baldy era um dos aliados mais fiéis do presidente do PP nacional, senador Ciro Nogueira, mas ao se tornar executivo e sócio dos chineses da BYD, Baldy se aproximou do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). A mudança de aliado possivelmente seja porque Ciro Nogueira insiste em ser oposição ao governo Lula. Isto não é bom para o executivo Baldy da BYD e muito menos para os negócios.

Continua após a publicidade

Paradoxo Anápolis

Ao se aproximar de Arthur Lira e, por tabela, do presidente Lula, Baldy fica engessado politicamente em Goiás e, notadamente, Anápolis. Isto devido ao deputado estadual e pré-candidato a prefeito do município, Antônio Gomide, ser do PT que, além de liderar as pesquisas, terá a presença de Lula no palanque. 

Ana Paula do Iris

Ao anunciar numa entrevista ao portal de notícias Tribuna do Planalto que pode disputar uma vaga de vereadora ou até mesmo vice, a filha de Iris, Ana Paula Rezende, sinaliza que a base do governador Ronaldo Caiado e Daniel Vilela terá candidato a prefeito de Goiânia.

Bruno no jogo?

A aposta é que, ao retornar da China junto com o governador Ronaldo Caiado nesta quarta-feira (14), o presidente da Alego, Bruno Peixoto (União), traz na bagagem sua pré-candidatura a prefeito de Goiânia pela base caiadista. A conferir.

Sábio Murilo

Em conversa recente com a Xadrez, o experiente político e ex-presidente da Câmara de Vereadores de Luziânia, Murilo Roriz, fez uma observação que serve à maioria das lideranças que buscam um cargo eletivo: “Escolha o que você quer ser e não volte atrás”.

Zebra no retorno

Murilo sublinha que, ao dizer que vai disputar um cargo maior, seja prefeito, deputado, governador ou presidente da República, e depois recuar, não vai encontrar o mesmo eleitor. “A maioria assumiu compromisso com outro candidato.” (Especial para O Hoje)