Coluna

Baldy ignora Secretaria do Entorno e Célio pode aceitar

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 10 de fevereiro de 2023

A secretaria Metropolitana do Entorno criada pelo governador Ronaldo Caiado (UB) ainda é uma ideia que não saiu do papel. Não tem recursos alocados e nem projetos, mas é a esperança de muitos prefeitos da região que esperam há anos por soluções de vários problemas, sendo o mais urgente, o transporte urbano entre os municípios e Brasília. Nos últimos dias, Caiado abriu o leque de consultas entre os prefeitos do Entorno para ter um nome de consenso indicado por eles, mas até agora, o mais citado é o do deputado federal e liderança política histórica na região, Célio Silveira (MDB). Outro nome da preferência dos prefeitos é o do ex-ministro das Cidades e presidente do PP em Goiás, Alexandre Baldy. Mesmo sendo um nome que aglutina muitos prefeitos, Baldy está mais focado em um cargo executivo no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Tanto o presidente nacional da legenda, senador Ciro Nogueira quanto o presidente da Câmara Federal, Arthur Lira. articulam para que ele seja indicado possivelmente na presidência da Sudeco. Este é um dos motivos que Baldy não tem manifestado interesse na Secretaria do Entorno. Célio Silveira está disposto a assumir a secretaria para que o empresário de Anápolis e primeiro suplente do MDB, Márcio Corrêa assuma a cadeira.

Saneago ou Agehab

A coluna conversou com alguns prefeitos que apoiam o nome de Alexandre Baldy para a Secretaria do Entorno> De um modo geral, avaliam que, caso não aceite a Secretaria do Entorno, Baldy tem currículo para assumir a Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago) ou a Agência Goiana de Habitação (Agehab).. Como o estilo de Caiado é mais contido e discreto, poucas pessoas sabem se ele pretende trocar o presidente da Saneago, Ricardo José Soavinsk ou nomear um novo presidente da Agehab. “Os dois cargos estão dentro do perfil executivo e expertise de Alexandre Baldy”, garante um prefeito do Entorno.

Continua após a publicidade

Glaustin prefeito

Deputado federal, Glaustin da Fokus (Podemos) confirmou à Xadrez que seu nome está à disposição do partido para disputar a Prefeitura de Aparecida. “Estruturamos o partido e mantenho conversas com vários segmentos do município na construção de um projeto de poder consistente”, disse.

Podemos grande

Glaustin disse que o objetivo não é só Aparecida, mas ampliar a força do Podemos no estado. “Temos trabalhado bastante na montagem das comissões provisórias no interior e aglutinado nomes competitivos para elegermos o maior número de prefeitos, vices e vereadores em 2024. Nossa base será forte”, garante.

Canedo unido

O programa de ações administrativas do prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo (PSD) “Avança Canedo”, é dividido em dez edições que serão executadas até o final do ano. A primeira delas será nos dias 11 e 12 e terá a participação de 12 vereadores.

Wilder e Vanderlan

Os senadores goianos, Vanderlan Cardoso (PSD) e o recém eleito, Wilder Moraes (PL) tem circulado juntos nos corredores do Senado. Além disso, observadores atentos dizem que ambos tem visitados redutos eleitores juntos, sugerindo que pode ter uma aliança política em 2024. A conferir.

Posse na Asmcj

 A presidente da Federação Internacional das Mulheres de Carreira Jurídica (Abmcj), Manoela Gonçalves foi reeleita presidente Nacional para a gestão de 2023 a 2026. Ela e mais 24 presidentes de comissões estaduais foram empossados.